Leia também:
X Presidente da Fundação Palmares demite 4 diretores

Covid-19: Jovem chega da Itália e vai para hospital do RJ

Unidade de saúde emitiu nota sobre o caso

Ana Luiza Menezes - 27/02/2020 20h36

Hospital São Vicente de Paulo Foto: Google Street View

No Rio de Janeiro, uma jovem de 20 anos deu entrada no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), na Tijuca, bairro da Zona Norte da cidade. Ela apresentava sintomas leves de resfriado e por isso foi considerada suspeita de ter coronavírus.

A jovem retornou da Itália e foi levada diretamente do aeroporto para a unidade de saúde, no fim da tarde de quarta-feira (26). As informações são do jornal O Dia.

O hospital revelou que a paciente passou por testes e acabou liberada. Ela apresentava uma infecção viral leve e ficará em quarentena enquanto espera o resultado do exame.

O Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro (CIEVS), da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foi notificado sobre a suspeita.

A SES informou, também na quarta-feira, que no estado do Rio são investigados cinco casos de coronavírus, em municípios como Niterói, Nova Iguaçu e na capital.

Leia, abaixo, a nota do HSVP sobre o caso.

“A direção do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) informa que, no fim da tarde do dia 26 de fevereiro, uma paciente foi atendida na unidade com um quadro viral sem gravidade, porém, com sintomas compatíveis com o Covid-19. A paciente se dirigiu ao HSVP direto do aeroporto, após chegar de uma viagem à Itália. Ela foi atendida e liberada para a quarentena domiciliar, enquanto aguarda os resultados dos exames que estão sendo feitos para confirmar se há infecção pelo novo coronavírus.
Importante ressaltar que, desde o início da epidemia, a equipe médica e assistencial do HSVP vem se mantendo atualizada com os acontecimentos e procedimentos de controle ao novo coronavírus em nível mundial.

Além de seguir normas internacionais de qualidade e segurança, devido a ser uma unidade de saúde acreditada pela Joint Commission International (JCI), o HSVP também vem adotando os protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde com vistas a garantir a qualidade do atendimento e a segurança de pacientes e profissionais em casos de infecção por coronavírus.

Desde as primeiras informações a respeito da doença, o HSVP elaborou um plano de ação específico para casos suspeitos, realizando treinamento e simulações de atendimento com sua equipe assistencial no intuito de prestar o melhor atendimento para todos os seus pacientes.”

CORONAVÍRUS NO BRASIL
Nesta quinta-feira (27), o governo federal informou que o Brasil está monitorando 132 casos suspeitos de coronavírus. Somente em São Paulo, há 85 pessoas realizando exames. Na quarta-feira, o primeiro caso da doença no país foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Das 85 pessoas em vigilância em São Paulo, duas tiveram contato direto com o homem de 61 anos, que foi o primeiro a testar positivo para a Covid-19. O paciente retornou recentemente da Itália, onde o vírus já provocou a morte de 17 pessoas.

Leia também1 Itália isola vírus e diz que é diferente do que está na China
2 Irlanda do Norte confirma primeiro caso de coronavírus
3 Brasil tem 1 caso confirmado de coronavírus e 132 suspeitos
4 Coronavírus: Confira algumas dicas de como se prevenir
5 É falso que chá de erva-doce previne o coronavírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.