Leia também:
X Van Hattem dispara a Randolfe: “Larga de autoritarismo”

Covid-19: Conheça a variante Arcturus, que chegou ao Brasil

Nova cepa está presente em 40 países e traz novo sintoma

Thamirys Andrade - 02/05/2023 11h21 | atualizado em 02/05/2023 16h10

(Imagem ilustrativa) Foto: Freepik

Acompanhada com cautela pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a variante Arcturus do coronavírus chegou ao Brasil, tendo sido detectada em um paciente no estado de São Paulo. A cepa já está presente em 40 nações atualmente, sendo a primeira delas a Índia, onde a Arcturus se tornou a predominante no país.

A nova cepa é resultante da Ômicron e possui mutações em seu código genético que podem fazê-la mais transmissível e escapar da imunidade causada pelas vacinas ou por infecções anteriores. Ela é uma sublinhagem da variante XBB.

Uma das novidades que pode trazer é um sintoma até então não causado pelas cepas anteriores: a conjuntivite, segundo observou o Comitê Indiano de Imunizações Pediátricas. Febre e tosse seca seguem sendo alguns dos males causados pela doença.

A confirmação de que a Arcturus chegou em solo brasileiro foi emitida pelo Ministério da Saúde, que avaliou por ora não haver indicações de grandes riscos.

– As evidências atuais relacionadas a esta linhagem da variante ômicron não indicam risco adicional à saúde pública se comparada a XBB.1.5 (principal linhagem em circulação no Brasil atualmente), bem como não há evidências de alteração na gravidade dos casos – diz a nota do governo, segundo informações do portal UOL.

O Ministério de Saúde disponibilizou a vacinação com a dose de reforço bivalente da Covid-19 para pessoas com mais de 18 anos que receberam ao menos duas doses das monovalentes. O governo espera contemplar 97 milhões de brasileiros.

Leia também1 Uma pessoa morre e sete ficam feridas após desabamento
2 Espírito Santo: Menina de 8 anos morre ao cair de prédio
3 Três PMs são presos por estupro de jovem de 18 anos em viatura
4 Mãe de garota estuprada e morta é presa por acobertar marido
5 Homem é preso com 30 quilos de maconha em aeroporto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.