Leia também:
X Governo planeja 40 voos para buscar máscaras na China

Covas recua e anuncia uso de cloroquina em hospitais de SP

Orientação surge após divergências entre João Doria e Bolsonaro

Pleno.News - 09/04/2020 14h22 | atualizado em 09/04/2020 14h58

Bruno Covas orientou hospitais municipais de SP a usarem a cloroquina em pacientes com Covid-19 Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

O prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (9) que a cidade de São Paulo adotou a cloroquina em seu protocolo de tratamento do coronavírus.

O medicamento está no centro de uma polêmica, uma vez que, mesmo em testes, virou a principal bandeira do presidente Jair Bolsonaro. Além disso, virou tema de polêmica entre o grupo do governador João Doria (PSDB), incluindo Covas, e os bolsonaristas.

– Nossos hospitais municipais vão passar a administrar também a cloroquina. Temos hoje 6 mil cápsulas. como cada paciente toma seis, já temos medicamento para tratar mil pessoas – disse Covas.

Mais medicamento deve ser adquirido pela prefeitura. O prefeito frisou que o medicamento será usado desde que o médico prescreva e que o paciente aceite.

– A cloroquina no caso do município é para o paciente dos hospitais municipais, não é medicamento para ser distribuído em rua – ressaltou Covas.

O medicamento virou alvo de uma disputa com Bolsonaro, que vem questionando o infectologista David Uip sobre se ele usou ou não a cloroquina no seu tratamento contra o coronavírus.

Doria afirmou, na quarta (8), que recomendou na última semana ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a distribuição da cloroquina na rede pública do país. A afirmação fez com que o tucano fosse alvo de ataques, incluindo do filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, que chamou o governador de canalha.

Entre os bolsonaristas, a atitude foi vista como se Doria tivesse tentado se apropriar da bandeira bolsonarista.

Nesta quinta, Doria adotou tom mais ameno, sem as críticas quase diárias que faz a Bolsonaro.

O tucano afirmou que não há, no momento, nenhuma previsão de relaxamento das medidas de isolamento no estado.

*Folhapress

Leia também1 Apoiadores levantam a campanha #JairNobeldaPaz
2 Bolsonaro agradece Índia por insumos da hidroxicloroquina
3 Mandetta rebate Doria sobre "paternidade" da cloroquina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.