Leia também:
X Barroso derruba ordem para apagar post de blogueiro que chamou Filipe Martins de ‘nazistinha’

Consulados dos EUA retomarão entrevistas para vistos

Por causa da pandemia, as entrevistas estavam paradas desde maio de 2020

Pleno.News - 26/10/2021 16h48 | atualizado em 26/10/2021 17h11

Consulados dos EUA irão retomar entrevistas para vistos Foto: Reprodução/Pexels-pixabay

A embaixada e os consulados americanos no Brasil irão retomar as entrevistas para a obtenção do visto americano no próximo dia 8 de novembro, na mesma data que marcará a reabertura das fronteiras dos Estados unidos para o mundo. As entrevistas estavam paradas desde maio de 2020, em função da pandemia da Covid-19.

De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a retomada dos processos começará por quem já está com a entrevista marcada. Entretanto, novas datas de agendamento devem ficar disponíveis ainda neste ano.

Durante este período de paralisação, é possível dar entrada no processo de obtenção do visto até a etapa das entrevistas. A partir daí, o solicitante pode agendá-la para uma das datas oferecidas pelo consulado. No entanto, todas as datas até dezembro de 2022 estão preenchidas atualmente. A exceção é para casos de emergência ou de estudantes.

Com o retorno das atividades, a embaixada informou que a abertura de novas datas de agendamento nos próximos meses vai depender da capacidade de atendimento e da segurança sanitária de cada consulado.

– Há uma demanda reprimida muito alta, mas não sabemos ainda [com] qual a capacidade iremos operar e poderemos aumentar com o retorno – informou a assessoria de comunicação.

Questionada sobre o número atual na fila de pessoas que aguardam a entrevista, a embaixada disse que este é um número que não pode estimar porque cresce a cada minuto. No consulado americano em São Paulo, por exemplo, o número de atendimentos diários chegava a três mil, nos anos anteriores à pandemia.

Antes de os consulados fecharem, a espera entre o agendamento e a entrevista, necessária no processo de obter o visto, durava, em média, 15 dias. Agora, quem deseja viajar ao país e precisa obter ou renovar o documento precisa aguardar até um ano e dois meses, ou conseguir reagendar a entrevista com a abertura de novas datas. Para isso, vai ser preciso ficar atento ao site da embaixada diariamente quando as atividades retornarem.

Em 2019, 2,1 milhões de brasileiros foram aos Estados Unidos, de acordo com o relatório do Departamento Nacional de Viagens e Turismo americano. Trata-se do segundo destino internacional mais procurado no Brasil, atrás somente da Argentina.

– O brasileiro é um consumidor que gasta muito nos Estados Unidos. Para eles, é muito benéfico que esses vistos sejam adiantados – afirmou Magda Nassar, presidente da da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV).

Segundo a associação, desde que os Estados Unidos anunciou a reabertura das fronteiras, o número de interessados em viajar para o país cresceu 400%. Magda acredita que, por conta do alto número de turistas e de pessoas interessadas em negócios, os consulados devem ter um plano de retomada, para facilitar a obtenção do visto.

– O interesse maior é do destino, para receber consumidores, então acreditamos que eles devem facilitar esse processo para alterar o fluxo – disse.

*AE

Leia também1 Steve Bannon irá à estreia de filme sobre Bolsonaro nos EUA
2 Nos EUA, mulher vence a Covid após testar positivo por 335 dias
3 EUA: Suprema Corte revisará lei de aborto do Texas em novembro
4 No Texas, avião com 21 pessoas cai, e todos saem ilesos
5 PSOL aciona STF contra entrada de militares dos EUA no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.