Leia também:
X Covid: MP investiga prefeito por distribuir ivermectina em cidade

Consórcio do NE adquire 37 milhões de doses da Sputnik V

Imunizantes serão redirecionados ao Plano Nacional de Imunização

Pleno.News - 17/03/2021 16h14 | atualizado em 17/03/2021 18h04

Consórcio do Nordeste assina contrato por 37 milhões de doses da Sputnik V Foto: Reprodução

Os governadores dos estados do Nordeste assinaram nesta quarta-feira (17) contratos individuais com o Fundo Soberano Russo para a compra de um total de 37 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, a Sputnik V.

Está prevista para às 15h a assinatura de um termo de parceria com o Ministério da Saúde, para direcionar todas as unidades ao Plano Nacional de Imunização.

Contudo, ainda não foi feito um pedido de uso emergencial do fármaco à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nem foi obtida dela a aprovação definitiva dessa vacina.

Segundo o presidente do Consórcio do Nordeste, o piauiense Wellington Dias (PT), as doses do imunizante serão entregues ao Brasil entre abril e julho. Ao comentar a negociação anteriormente, o petista citou o valor de 9,95 dólares por dose, o que resultaria em um contrato de aproximadamente 368 milhões de dólares com o fundo russo, algo como R$ 2,1 bilhões.

Para fazer a contratação direta, os governadores nordestinos se apoiam na lei, sancionada na semana passada, que autoriza estados e municípios a importarem vacinas aprovadas por autoridades de outros países e blocos como Estados Unidos, União Europeia, Japão, China, Reino Unido, Rússia, Índia, Coreia do Sul, Canadá, Austrália e Argentina.

Separadamente, o Ministério da Saúde já assinou um contrato para receber 10 milhões de doses da Sputnik V trazidas da Rússia pelo laboratório brasileiro União Química.

*Estadão

Leia também1 Time russo oferece Sputnik V aos torcedores durante jogos
2 Covid: Imunizado com vacina da AstraZeneca morre na Espanha
3 Campanha de vacinação contra a gripe inicia no dia 12 de abril
4 "Dr. Queiroga reza pela mesma cartilha", afirma Pazuello
5 Pazuello recebe primeiras doses da Fiocruz e elogia Queiroga

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.