Leia também:
X Ministério da Justiça leiloará bens apreendidos de crimes

Com risco de geada, mínima chega a 5°C na cidade de SP

Massa de ar polar chegou à capital paulista no último domingo

Pleno.News - 19/07/2021 12h24 | atualizado em 19/07/2021 14h26

Ápice do frio em São Paulo ocorrerá na terça-feira Foto: Climatempo

As baixas temperaturas e o tempo seco prevalecem na cidade de São Paulo no decorrer desta semana, resultado de uma massa de ar polar que chegou à capital no último domingo (18). O ápice do frio acontecerá na terça-feira (20), quando a mínima chegará a 5°C e a máxima não ultrapassará 18°C. Geadas também podem atingir a capital paulista.

A queda de temperatura, que começou no domingo (18), terá o seu ponto máximo na manhã de terça (20), segundo informações do Climatempo. O frio se acentuará durante a madrugada e chegará a 5°C às 6h da manhã. A temperatura subirá ao longo do dia e atingirá a máxima de 18°C, às 14h. Contudo, voltará a cair durante a noite, quando retornará a 13°C.

Além de mexer nos termômetros, a frente fria tem outras consequências.

– Esse sistema também deixa o tempo seco e estável, o que agrava os problemas com os baixos índices de umidade, qualidade do ar e formação de queimadas – afirma, em nota, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Ao longo do dia, a umidade relativa do ar permanecerá abaixo do intervalo ideal para a saúde humana estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 50% e 60%. O pior resultado deverá ocorrer por volta do meio-dia, quando o índice irá beirar 30%. A umidade terá melhora durante a noite, a partir das 19h. Assim como o restante da semana, o dia terá céu com poucas nuvens, sem previsão de chuva.

O Climatempo não descarta a possibilidade de geadas na capital de SP entre segunda e terça. Neste caso, o risco maior está concentrado em áreas mais afastadas do centro urbano, como Grajaú, no extremo sul. O fenômeno também está previsto para cidades da região metropolitana e do interior paulista.

A temperatura começará a subir na quarta-feira (21), com mínima de 7°C e máxima de 22°C. A tendência se consolidará nos dias seguintes. Entre quinta-feira (22) e domingo (25), a mínima ficará em torno de 11°C e 13°C e a máxima entre 20°C e 23°C.

O declínio da temperatura, causado por uma massa de ar frio, não é exclusivo de São Paulo; atingirá outras localidades no Sudeste, no Sul e no Centro-Oeste.

*AE

Leia também1 Freixo cita temporais na Europa e diz que Bolsonaro é "cúmplice"
2 "Enchentes são aterrorizantes", diz Merkel. Mortes chegam a 188
3 Alergia, gripe ou Covid-19? Saiba como diferenciar os sintomas
4 Covid: Anvisa libera estudo com remédio apoiado por Bolsonaro
5 Organização dos Jogos Olímpicos confirma 58 casos de Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.