Leia também:
X Bolsonaro: Cloroquina poderia ter evitado as 100 mil mortes

Doria sugere demitir idosos: ‘Trabalham sem interesse’

Objetivo é cortar gastos públicos do estado

Pleno.News - 13/08/2020 15h27 | atualizado em 13/08/2020 15h42

Governador João Doria sugere demissão de idoso: ‘Trabalham sem interesse’ Foto: Divulgação/Governo de SP

O projeto de lei de corte de gastos públicos do governo João Doria (PSDB), publicado nesta quinta-feira (13) no Diário Oficial do estado, diz que servidores celetistas estáveis, na maior parte aposentados, trabalham “com dificuldade ou sem interesse, desestimulando os demais servidores que desempenham suas atividades na Administração Direta, Indireta e Autárquica.”

Com a proposta de economizar R$ 8,8 bilhões, o texto enviado à Assembleia Legislativa na quarta (12) propõe a extinção de dez órgãos, entre eles a CDHU, de habitação, e a EMTU, de trens urbanos.

Os cortes atingem 5.600 funcionários públicos contratados pela CLT até 1983, mas há previsão de um plano de demissão voluntária.

– Esses servidores já preencheram os requisitos da aposentadoria e a maioria é aposentada pelo Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS. Embora continuem a exercer suas atividades profissionais, o fazem com dificuldade ou sem interesse, desestimulando os demais servidores que desempenham suas atividades na Administração Direta, Indireta e Autárquica – diz o texto.

A justificativa do projeto pondera que esses servidores, a despeito de aposentados e trabalhando de maneira desinteressada, “não requerem desligamento, em razão de dificuldades financeiras e receio de demora em eventual reinserção no mercado de trabalho”. O governo do estado diz que eles representam despesa mensal de R$ 50 milhões.

A saída deles da administração pública possibilitaria “a renovação do quadro com aqueles que possuem ânimo de permanência”, diz o texto.

Doria tem histórico de polêmicas com aposentados ou cidadãos da terceira idade. Em 2017, gravou vídeo em que dizia que o também tucano e ex-governador de SP Alberto Goldman era “improdutivo” e que vivia “de pijamas em sua casa”.

Em outubro de 2019, em discussão com apoiadores de Jair Bolsonaro (sem partido), gritou “vai pra casa, vagabundo, vai pra casa, aposentado”.

*Camila Mattoso/Folhapress

Leia também1 Bolsonaro cria departamento de política pública para pets
2 Doria não tomará cloroquina pois não "segue Bolsonaro"
3 Médico de Doria se nega a revelar tratamento do tucano
4 SP: Esposa de João Doria testa positivo para Covid-19
5 João Doria testa positivo para Covid-19: "Tenho fé em Deus"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.