Leia também:
X Frias: ‘Não haverá passaporte da vacina em minha gestão’

Clube Militar do RJ consegue derrubar passaporte da vacina

Desembargadora acatou argumentos para vetar exigência imposta pelo município do Rio

Monique Mello - 24/09/2021 15h06 | atualizado em 24/09/2021 16h34

Sede do Clube Militar no Rio de Janeiro Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedeu uma liminar em favor do Clube Militar e do Clube Naval do Rio de Janeiro derrubando o decreto de obrigatoriedade de comprovação de vacinação contra a Covid-19 para o acesso e a permanência nas sedes dos dois clubes.

A decisão foi da desembargadora Elisabete Filizzola, da Segunda Câmara Cível, relatora da ação. As duas entidades questionavam o Decreto Municipal 49.335, que prevê a exigência do comprovante de vacinação, o chamado “passaporte da vacina”, para acesso e permanência em estabelecimentos e locais de uso coletivo na cidade do Rio de Janeiro.

Os autores da ação argumentaram que outros locais, como shoppings, bares, praias e transporte público, não foram submetidos às mesmas exigências, o que caracterizaria “tratamento não isonômico conferido pelo decreto às diversas atividades econômicas existentes no município”.

Outro argumento apresentado é o de que “a eficácia das vacinas – bem como a sua segurança – está repleta de incertezas, como comprova a atual discussão em torno da necessidade de aplicação de uma dose de reforço dos imunizantes”.

A desembargadora Elisabete Filizzola decidiu acatar os argumentos dos clubes. De acordo com a magistrada, embora a vacinação seja necessária e deva ser estimulada pelas autoridades públicas, ela não impede a contaminação dos que foram vacinados, o que exige a manutenção das demais medidas sanitárias.

Leia também1 Médico afirma: "De 161 pacientes com Covid, 125 já estavam vacinados"
2 Vacinado e com Covid, Eduardo critica passaporte sanitário
3 Frota quer passaporte sanitário obrigatório na Câmara
4 Zambelli: 'Passaporte sanitário é por controle da vida das pessoas'
5 Oposição pede que Lira exija passaporte da vacina na Câmara

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.