Leia também:
X Agnaldo Timóteo tem piora e estado de saúde é crítico

Clarões no céu impressionam moradores de cidades gaúchas

Relatos citam 'bolas de fogo' e tremores. Especialistas dizem que foram meteoros

Ana Luiza Menezes - 07/06/2019 16h05 | atualizado em 07/06/2019 16h12

Na noite de quinta-feira (6), moradores de várias cidades do Rio Grande do Sul viram clarões no céu. Alguns chegaram a tirar fotos e também a filmar o que avistaram. Em relatos, pessoas garantiram ter visualizado uma bola de fogo, além de terem sentido tremores.

Segundo a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), o fenômeno teria sido um meteoro. O caso foi observado em municípios do Oeste do estado.

– Os dados ainda são preliminares e dependem do aperfeiçoamento das análises, mas pelo que já apuramos, o meteoro foi gerado por um fragmento de rocha espacial pesando entre 7 e 12 Kg, e teria surgido a cerca de 57 Km de altitude próximo à cidade argentina de 25 de Mayo. Durante 13,5 segundos, ele viajou a uma velocidade média de 13,64 Km/s (49,1 mil Km/h) até atingir a altitude de 27 Km, ao norte da cidade de Jari, no Rio Grande do Sul – informou a Bramon.

Ao portal G1, o escriturário Cássio Patias Rodrigues relatou que estava saindo da casa de sua irmã, na cidade de Tupanciretã, quando viu o clarão. Ele afirmou que o fenômeno apareceu por volta das 22h30.

– Enxerguei aquele fogo vindo, consegui pegar o celular e gravar, e chamei minha namorada para ver. Ao sumir, deu aquele estrondo, começou a tremer o chão, copos e talheres balançaram. Foi tudo muito rápido, durou uns 13 segundos. No início, achei que era um fogo de artifício. Mas aí começou a descer muito rápido, aquele fogo vindo. Vi que moradores de várias cidades aqui da região viram também – contou.

Patrícia Sandri, que vive no município Quinze de Novembro, fez um relato parecido com o de Cássio.

– Parecia uma bola de fogo meio esverdeada, muito bonita e parecia ter caído na barragem, na água. Logo depois disso ter acontecido, deu um estrondo nas janelas. Foi interessante – disse.

Leia também1 Recém-nascido é encontrado morto em parquinho de prédio
2 Idosa morre após ser atropelada por ambulância

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.