Cidades registram “buzinaços” por reabertura de comércios
Comerciantes e trabalhadores fizeram carreatas em diversos estados
Henrique Gimenes - 26/03/2020 21h43 | atualizado em 27/03/2020 00h31

Após as medidas tomadas por prefeitos e governadores do Brasil de determinar o isolamento como forma de conter o avanço da epidemia de coronavírus, comerciantes e trabalhadores de algumas cidades do país decidiram protestar com “buzinaços”. Eles pediram às prefeituras que liberassem a abertura dos comércios.
Na cidade de Ipatinga, em Minas Gerais, donos de lojas fizeram uma carreata nesta quarta-feira (25) pedindo a abertura dos estabelecimentos que estão fechados desde o sábado (21). O decreto da Prefeitura determina o fechamento até a próxima segunda-feira (30), mas pode ser prorrogado.
Organizadores disseram que o protesto reuniu cerca de 300 pessoas. Eles também pediram autorização para voltar a trabalhar mesmo com número reduzido de pessoas. A Prefeitura de Ipatinga, no entanto, afirmou que pretende seguir com o isolamento.
#ImpeachmentDoDoria Ipatinga MG fazendo carreata para a volta do comércio. pic.twitter.com/cYpErQym0s
— Natália Coura (@NataliaCoura28) March 26, 2020
Maringá, no Paraná, também registrou buzinaços nesta quinta-feira (26). Os participantes do protesto também pediram a abertura das lojas, fechada desde a sexta-feira (20). Diversos veículos percorreram as vias da cidade se manifestando pela reabertura.
Protestos agora em Maringá, Paraná, para o retorno do trabalho! pic.twitter.com/Ey76TV8goB
— Winston Ling (@WinstonLing) March 26, 2020
Balneário Camboriú, em Santa Catarina, foi outro município que registrou carreatas e buzinaços na noite desta quinta-feira.
Balneário Camboriú buzinaço o povo quer trabalhar @jairbolsonaro @BolsonaroSP @LeiaRachor @Biakicis @CarlaZambelli38 pic.twitter.com/A0G20aF72A
— Luis Venancio (@luizgomes2020) March 26, 2020
Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, foi outra cidade em que ocorreram buzinaços nesta quinta.
Manifestação e carreata para reabertura do comércio em Cachoeiro de Itapemirim/ES. Lembrando que em janeiro a cidade foi atingida pela enchentes, o comércio foi gravemente afetado, como vão conseguir se manter e manter seus funcionários com portas fechadas? #BolsonaroTemRazao pic.twitter.com/GouzeTFA7S
— raay_louzada (@LouzadaRaay) March 26, 2020
aaa
Leia também1 SC planeja retomada das atividades econômicas
2 Na Rede Globo, quarentena de programas deve durar 2 meses
3 "Essa neurose de fechar tudo não está dando certo"