Leia também:
X Senado: Na CCJ, relator defende recondução de Aras à PGR

Cidades exigirão comprovante de vacinação em locais fechados

Quatro cidades brasileiras anunciaram a adoção da medida

Pierre Borges - 23/08/2021 16h05 | atualizado em 23/08/2021 16h34

SP antecipa vacinação de adolescentes Foto: EFE/Nathalia Aguilar

A partir desta segunda-feira (23), bares e restaurantes de Manaus passaram a exigir a carteira de vacinação de seus frequentadores. Além de Manaus, pelo menos mais três cidades anunciaram que também adotarão medidas semelhantes.

O Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 da capital amazonense determinou que só poderão frequentar bares e restaurantes aqueles que tiverem recebido ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. Também será exigido que hotéis e pousadas testem seus frequentadores contra a doença por meio do RT-PCR ou do teste rápido de antígeno. Em Manaus, a medida tem previsão de duração de 15 dias.

As cidades de São Paulo, Guarulhos e Rio de Janeiro também anunciaram que adotarão medidas parecidas, mas de forma permanente.

SÃO PAULO
O prefeito de SP, Ricardo Nunes, disse nesta segunda (23) que o estabelecimento em que houver um ou mais clientes não imunizados será multado. No entanto, a data em que a medida entrará em vigor não foi anunciada nem o valor da multa, que “não será barata”, segundo o prefeito.

Além de bares e restaurantes, a decisão também valerá para shoppings e provavelmente para outros espaços que ainda não foram informados pela prefeitura.

Nunes planeja lançar, na próxima sexta-feira (27), um aplicativo capaz de gerar um código QR que poderá comprovar que o usuário em questão já foi vacinado, sendo uma alternativa para quem não quiser carregar a carteira de vacinação.

GUARULHOS
Na última semana, a prefeitura de Guarulhos informou que passará a exigir o passaporte da vacina a partir do dia 1º de setembro. Na cidade, o comprovante deverá ser apresentado na entrada de estabelecimentos comerciais em geral, como bares, restaurantes, museus, teatros e cinemas.

O prefeito da cidade, Gustavo Henric Costa, disse em entrevista à CNN, também nesta segunda, que a medida serve “para fazer com que as pessoas sejam estimuladas a tomar a vacina”.

RIO DE JANEIRO
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, de acordo com o plano de flexibilização divulgado pela prefeitura da capital, o comprovante será exigido a partir do dia 2 de setembro em estádios de futebol, danceterias, casas de show e de festas em locais fechados. Estes estabelecimentos funcionarão com 50% da capacidade até o dia 17 de outubro, quando não haverá mais limite de público para os locais em questão. O comprovante de vacinação, no entanto, continuará sendo exigido.

Leia também1 Talibãs culpam EUA por mortes de civis no aeroporto de Cabul
2 Weintraub tem 'nojo' de artistas que abandonaram Sérgio Reis
3 'Sob nenhuma hipótese, há risco de reeleição de Bolsonaro'
4 Aguinaldo Silva repudia apoio ao Talibã e lembra: 'É nosso inimigo'
5 Derrota! STF nega habeas corpus de Aziz, Randolfe e Calheiros

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.