Leia também:
X Moro “celebra” ação do STF em inquérito das Fake News

Cidades do interior de SP celebram reabertura gradual

Regiões de Franca, Ribeirão Preto e Campinas, entre outras, estão em fase que permite reabrir comércio

Pleno.News - 27/05/2020 16h36 | atualizado em 27/05/2020 16h38

Franca, São Paulo Foto: Reprodução/ Prefeitura de Franca

A cidade de Franca, a 400 quilômetros de São Paulo, já tinha adotado a flexibilização no funcionamento de algumas atividades econômicas em meio à pandemia do novo coronavírus. Mas a partir da próxima segunda-feira (1º), o município paulista poderá abrir mais seu comércio e setores ligados a serviços.

Franca e as cidades de sua região administrativa estão inseridas na fase 2 de um mapa que vai de 1 a 5 e que foi divulgado nesta quarta-feira (27) pelo governo de São Paulo como forma de reabertura gradual da economia.

Sem escolas, a nova fase da quarentena em São Paulo, em vigor entre os dias 1º e 15 de junho, prevê categorias graduais de isolamento, do mais ao menos rígido (1 – vermelha, 2 – laranja, 3 – amarela, 4 – verde e 5 – azul). Os critérios para estabelecer a retomada seguem balizas de saúde e economia.

A cidade da região nordeste de São Paulo, com 99 casos confirmados da Covid-19 e 3 mortes, está na fase 2 – laranja e tem liberação para o funcionamento de atividades imobiliárias, concessionárias de veículos e escritórios, que poderão atender com horário reduzido e com limitação de consumidores no local.

– Se tomarmos todos os cuidados, um protege o outro. A abertura vai ser boa principalmente para os que não têm nenhum outro tipo de renda – disse o comerciante francano José Cláudio Araújo.

José é aposentado e disse ter sofrido menos durante o fechamento total em relação a outros colegas de profissão.

Bares e restaurantes deverão permanecer fechados, assim como espaços públicos, salões de beleza, academias, teatros, cinemas e eventos com aglomerações, inclusive esportivos.

Franca está na mesma situação de regiões como as de Ribeirão Preto, Campinas, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília e Sorocaba, todas na fase 2 – laranja. Nos shopping centers e comércio de rua dessas cidades, a operação está permitida, também com limitação da capacidade de pessoas e horário limitado.

Segundo o governo paulista, municípios que estiverem nas fases 2, 3 e 4 poderão flexibilizar determinados setores por meio de decretos, observando também os planos regionais. Entre os pré-requisitos para a flexibilização estão adesão aos protocolos de testagem.

Em caso de piora dos indicadores, as cidades poderão ver as restrições serem ampliadas, segundo o governador João Doria (PSDB).

– Se tivermos de dar um passo atrás, retomar medidas, não hesitaremos em fazê-lo para proteger vidas. Não temos compromisso com o erro, mas com a saúde, com a vida dos brasileiros de São Paulo – disse Doria.

Nas regiões de Barretos, Presidente Prudente, Bauru e Central (Araraquara/São Carlos), que estão na fase 3, está permitida a abertura total de atividades imobiliárias, concessionárias e escritórios, e elas terão permissão com restrições para abrir bares, restaurantes, comércio de rua, shopping centers e salões de beleza.

Apesar das restrições, elas devem ser mais flexíveis em comparação com as adotadas nas regiões na fase 2.

Nesta terça-feira (26) prefeitos da macrorregião de Bauru se reuniram para implantar um pacto regional sobre a Covid-19. Em redes sociais, o prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta (PSDB), disse que o modelo será fundamental para proteger a vida e as atividades econômicas dos municípios.

Uma das premissas para a decisão tomada pelo governo do estado, segundo o secretário Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), é a autonomia e o compartilhamento de decisões com os gestores municipais.

*Folhapress

Leia também1 Cidade faz carreata para dar adeus a garoto morto pela mãe
2 Mãe joga bebê em telhado após não conseguir abortar
3 Fila por UTI em Pernambuco diminui 26% em 3 semanas
4 Babá dos filhos da Claudia Raia morre por causa da Covid
5 Witzel prestará depoimento à PF como investigado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.