Cidade fluminense registra 5 abalos sísmicos no mesmo dia

Município soma metade dos registros feitos em todo o estado em 2018

Pleno.News - 15/08/2018 07h31

Abalos sísmicos são registrados em cidade do Rio de Janeiro Foto: Divulgação

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) divulgou, nesta terça-feira (14), um relatório das atividades do dia anterior e mostrou que a cidade de Mangaratiba, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sofreu cinco abalos sísmicos nesta segunda (13).

Os tremores foram considerados de baixa intensidade e aconteceram durante a noite. O mais intenso foi às 22h04, com 2,3 graus de magnitude. A quantidade, porém, foi mais impressionante do que a potência dos abalos.

Pesquisadores da RSBR afirmaram que buscam possíveis causas para a sequência de abalos, que ainda não havia sido registrada na cidade. No último dia 8 houve um único registro na cidade.

– Sismos de baixa magnitude são frequentes no país, eles são detectados semanalmente e não possuem potencial para causar danos às edificações e à população, inclusive na maioria das vezes passam despercebidos. Portanto, não há motivos para pânico ou com o que se preocupar – declarou o coordenador do Laboratório de Sismologia do Serviço Geológico do Brasil.

Ao todo, o sistema registrou 12 abalos sísmicos no estado do Rio de Janeiro em 2018. Metade deles no município de Mangaratiba.

LEIA TAMBÉM+ Indonésia tem novo terremoto e número de vítimas aumenta
+ RN: Cidades sentem tremores de 3 graus de magnitude
+ Tremor em prédio assusta funcionários no Centro do Rio