Leia também:
X Lula diz que Bolsonaro é culpado por atos no DF: ‘Instigou o ódio’

Cidade em MG investe no ensino diferenciado da matemática

Vespasiano capacitará professores para abordar a disciplina com mais criatividade em sala de aula

Pleno.News - 18/01/2023 16h33 | atualizado em 18/01/2023 17h12

Cidade em MG investe no ensino diferenciado da matemática Foto: Pixabay

Os últimos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados pelo governo federal no ano passado, apontaram um dado preocupante sobre o ensino da matemática no Brasil. Em 2021, apenas 5% dos estudantes que concluíram o ensino médio nas escolas públicas apresentaram um nível adequado de aprendizado de matemática. Algumas iniciativas, no entanto, pretendem mudar esse cenário, pensando em como aperfeiçoar o ensino desde a sua base.

A cidade de Vespasiano, em Minas Gerais, irá promover um programa de formação na abordagem Mentalidades Matemáticas, um jeito diferente de ensinar a disciplina. No total, 48 professores irão participar de um curso de férias entre os dias 23 e 27 de janeiro. Além deles, 60 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental também farão parte do curso, participando de oficinas de matemática.

Desenvolvida pelo Centro de Estudos Youcubed, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o Mentalidades Matemáticas traz um conteúdo prático, com exercícios visuais e o desenvolvimento da aprendizagem por meio de tentativa e erro. No Brasil, essa abordagem começou a ser implantada por iniciativa do Instituto Sidarta, tendo formado mais de 5 mil professores. O programa teve sucesso nas cidades em que foi implementado, como São Paulo, Cotia e Itu, todas no estado de São Paulo; Altamira, no Pará; e Santana do Ipanema, em Alagoas.

Em Vespasiano, o Mentalidades Matemáticas começou a ser implementado em fevereiro de 2022. Ao longo do ano passado, foram formados 200 professores do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. Eles passaram a aplicar essa abordagem em sala de aula, obtendo bons resultados e recebendo elogios de alunos, como conta Kadu Erler, que completou o 5º ano em uma escola pública da cidade.

– Eu achava que matemática era algo para aprender sozinho. Mas aí eu comecei a trabalhar em grupo, conversando. Foi bom demais! O cérebro começou a criar sinapses – relatou o estudante.

Em 2023, Vespasiano decidiu ampliar o número de professores capacitados no Mentalidades Matemáticas com um novo programa de formação. Em parceria com o Itaú Social, esse curso será aplicado uma semana antes do início das aulas.

Para Tatiana Bello, gerente de Implementação da instituição, uma das vantagens do Mentalidades Matemáticas é mostrar que a matemática pode ser ensinada a todos.

– É preciso romper a narrativa de que a matemática é uma área do conhecimento direcionada a uma parcela específica de estudantes. Para isso, é fundamental levar em consideração que o ensino da disciplina é um desafio no contexto brasileiro. Repensar novos modelos de ensino que sejam mais atrativos é essencial para tornar o letramento matemático acessível a todos – explicou.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.