Leia também:
X Anvisa aprova uso emergencial do Molnupiravir contra a Covid

Ciclone causa mortes, enchentes e deslizamentos no estado de SC

Cerca de 10 mil pessoas foram afetadas em 94 municípios

Thamirys Andrade - 05/05/2022 11h41 | atualizado em 05/05/2022 15h34

Estragos causados por ciclone em SC Foto: Defesa Civil/Divulgação

Um ciclone extratropical tem provocado chuvas fortes no estado de Santa Catarina, ocasionando enchentes, deslizamentos, mortes, desalojamentos, interdição de rodovias e portos. Até o momento, ao menos 2 pessoas perderam a vida, 175 ficaram desabrigadas e 420 tiveram que se deslocar de suas casas, conforme informações da Defesa Civil. Ao todo, são cerca de 10 mil pessoas afetadas em 94 municípios.

As mortes confirmadas aconteceram na cidade de São Joaquim. As vítimas eram dois homens que ficaram presos em um carro submerso em um rio. Os corpos foram encontrados nesta terça-feira (3).

O aumento do nível de rios é um fator que tem preocupado as autoridades. O Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, por exemplo, subiu mais de nove metros até a noite desta quarta (4), se tornando um dos assuntos mais comentados da região.

Estragos causados por ciclone em SC Foto: Prefeitura de São Joaquim/Divulgação

O Rio Tubarão, por sua vez, aumentou 6,4 metros, após a cidade registrar quase 100 milímetros de precipitações em 24 horas. No canal Barra da Lagoa, um carro com quatro ocupantes caiu na água, e os Bombeiros trabalham para localizar as vítimas.

As regiões mais afetadas são Tubarão, Rio do Sul, Alto Vale catarinense, Canoinhas, Xanxerê, Taió e Ituporanga, Criciúma e Morro da Fumaça. Estima-se que uma a cada três cidades do estado tenha sido afetada.

O governo do estado orienta a população a contatar os números 199 ou 193 em caso de emergência por causa das chuvas, que ainda são esperadas para esta semana. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram mais de 200 ocorrências em razão das chuvas até a manhã desta quinta (5).

Leia também1 Diretora é afastada por festa com músicas de contexto sexual
2 Alesp barra homenagem a Maurício Souza, diz jornalista
3 Mulher de João de Deus atua como conciliadora no TJGO
4 Novo comandante da PM de SP fala em abordar motoqueiros
5 Jovem que teve barriga aberta em praia defende namorada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.