Leia também:
X Maia deve deixar o DEM na próxima semana, afirma jornal

Ciclone bomba se forma na fronteira entre Brasil e Uruguai

Fenômeno é raro no verão e deve dar origem a uma frente fria

Ana Luiza Menezes - 04/02/2021 20h52 | atualizado em 05/02/2021 10h25

Ciclone bomba se forma na fronteira entre Brasil e Uruguai Foto: Reprodução/NOAA Satellites

Fenômeno raro no verão, o ciclone extratropical, conhecido como “ciclone bomba”, está se formando próximo à fronteira do Brasil com o Uruguai, no sudeste do Rio Grande do Sul.

– Ele ocorre quando tem formação explosiva, com queda na pressão atmosférica superior a 24 hPa em 24 horas, ou seja, quando a pressão cai numa taxa de 1 hpa por hora. Esse fenômeno ocorre em latitudes maiores, mais ao sul, e geralmente nos meses de inverno; por isso, [é] totalmente atípico – explicou a meteorologista Estael Sias a CNN Brasil.

Sias afirmou que a área mais afetada será o sul do Rio Grande do Sul.

– [O] Vento ainda vai ganhar força, especialmente no sul e [no] leste. A chuva diminui na maioria das áreas. Apenas o extremo sul pode ter chuva volumosa. Pior… em alto mar – informou Sias.

Segundo a MetSul Meteorologia, a cidade gaúcha de Santa Vitória do Palmar registrou uma ventania de 80km/h, nesta quinta-feira (4). As rajadas devem ficar mais intensas, chegando a 100km/h. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, a velocidade do vento pode atingir 70 km/h.

A Marinha emitiu alerta sobre a força do vento até o fim de sexta-feira (5) e sobre a ressaca do mar até sábado (6).

O ciclone extratropical também dará origem a uma frente fria, que deve causar chuva forte em Santa Catarina e no Paraná, nesta quinta-feira. A instabilidade deve subir e atingir estados do Sudeste e Centro-Oeste, na sexta, no sábado e no domingo.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.