Leia também:
X Bolsonaro diz que Mendonça e Kassio no STF “dão esperança”

Chuva persistente: 12 estados estão em alerta nesta semana

Meteorologistas apontam riscos em grande parte do país

Thamirys Andrade - 10/01/2022 17h22 | atualizado em 10/01/2022 17h47

Região Sudeste pode enfrentar chuvas intensas nos próximos dias Foto: Pixabay

Embora a Zona de Convergência do Atlântico (ZCAS), causadora de fortes chuvas no Brasil, esteja se desfazendo nesta segunda-feira (10), a instabilidade temporal persistirá pelos próximos dias. Ao menos 12 estados brasileiros estão em alerta para tempestades nesta semana, segundo informações do Climatempo.

Sudeste
No Rio de Janeiro, há alto risco de temporais até quinta-feira (13), com possibilidade de alagamentos de centros urbanos e cheia repentina de rios e córregos.

Em São Paulo, o maior risco está concentrado nas regiões leste e norte do estado, e a chuva deve persistir até ao menos quarta-feira (12), dividindo espaço com períodos de Sol.

Minas Gerais, que já está em alerta para o risco de rompimento de barragens, seguirá debaixo de chuva ao longo de toda a semana. O estado tem centenas de famílias desabrigadas em razão dos temporais.

No Espírito Santo, além de chuva forte e volumosa, estão previstas rajadas de ventos de até 45km/h. No entanto, já a partir de terça-feira (11), as chuvas deve se dispersar, e, na quarta-feira, grande parte do estado não deve registrar mais chuvas.

Sul e Centro-Oeste
No Sul, o alerta está no Paraná, que já teve registros de enchentes em Curitiba e em outras cidades na última semana.

Paralelamente aos temporais, o Rio Grande do Sul deve ir na contramão do estado vizinho e passar por uma onda incomum de calor, quando os termômetros podem chegar até 43º C.

Já a região Centro-Oeste terá temporais intensificados em razão de uma área de baixa pressão atmosférica. As fortes chuvas deverão atingir o Mato Grosso do Sul, com riscos também para Goiás e para o leste do Mato Grosso.

Norte e Nordeste
No Norte, os riscos estão concentrados no Tocantins, além de no leste e nordeste do Pará.

A região Nordeste, por sua vez – severamente castigada por tempestades nas últimas semanas -, está em alerta nos estados da Bahia, do Piauí e do Maranhão.

A incidência das fortes chuvas no Brasil ocorrem em razão da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que corresponde a uma faixa de nebulosidade persistente, que vai do Atlântico Sul Central ao sul da Amazônia. Ela é responsável por períodos de alagamentos e enchentes no verão, especialmente nas regiões Sudeste e Sul brasileiras.

Leia também1 Capitólio: Metade dos mortos pertencia à mesma família
2 Avião da Azul faz pouso de emergência após turbina pegar fogo
3 Sobrevivente de Capitólio teve que levar 200 pontos na cabeça
4 Mulher morre em voo e avião faz parada não planejada no Brasil
5 Fotos: Veja quem são as vítimas da tragédia em Capitólio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.