Leia também:
X Passados 10 anos, ninguém está preso por tragédia na Boate Kiss

Chacina no DF: Adolescente de 17 anos volta a ser apreendido

Polícia acredita no envolvimento do adolescente na chacina da família da cabeleireira Elizamar da Silva

Paulo Moura - 28/01/2023 11h29 | atualizado em 30/01/2023 11h11

Polícia ao encontrar corpos de família morta Foto: Reprodução/TV Globo

Um adolescente de 17 anos foi apreendido pela Delegacia da Criança e do Adolescente do Distrito Federal, na manhã deste sábado (28), suspeito de estar envolvido na chacina que vitimou dez pessoas da mesma família no DF. Ele já havia sido conduzido à delegacia na última terça-feira (24), mas tinha sido liberado pela polícia, pouco depois.

A apreensão ocorre após a Polícia Civil identificar que ele teve participação na chacina. Aos policiais, o adolescente disse ter visto quando dois dos executores abriram uma cova na casa que serviu de cativeiro para as vítimas. No local, foi enterrado Marcos Antônio Lopes de Oliveira, primeira vítima da chacina.

Nesta sexta-feira (27), durante coletiva de imprensa, os investigadores relataram que o adolescente pulou o muro do cativeiro, no Vale do Sol, em Planaltina, quando viu Marcos Antônio ser esquartejado. No entanto, a ideia inicial dos criminosos, de render a família em uma chácara em Itapoã, no DF, contou com a ajuda do menor.

Cinco homens já estão presos por participação nas mortes, são eles: Gideon Menezes, de 55 anos; Horácio Barbosa, de 49 anos; Fabrício Canhedo, de 34 anos; Carlomam Nogueira, de 26 anos; e Carlos Henrique da Silva, de 27 anos.

SOBRE O CASO
O caso começou a ser investigado após a cabeleireira Elizamar Silva e três filhos dela e do marido Thiago Belchior – Gabriel, de 7 anos, e os gêmeos Rafael e Rafaela, de 6 anos – sumirem no dia 12 de janeiro. A cabeleireira também era mãe de um rapaz de 24 anos e de uma jovem de 18 anos. No dia 13, o carro de Elizamar foi encontrado em Cristalina, Goiás, com quatro corpos dentro.

Já no dia 14, um carro em nome de Marcos Antônio, sogro de Elizamar, foi encontrado carbonizado com duas pessoas dentro na altura de Unaí, em Minas Gerais. No dia seguinte, a irmã de Renata, Núbia, registrou um boletim indicando o desaparecimento da irmã, Renata, do marido dela, Marcos Antônio, e dos filhos do casal, Gabriela e Thiago, marido de Elizamar.

No dia 16, um boletim de ocorrência foi registrado indicando o desaparecimento de Cláudia Regina Marques de Oliveira e Ana Beatriz Marques de Oliveira, respectivamente ex-esposa e filha de Marcos Antônio. Em 17 de janeiro, três suspeitos foram presos por possível participação nos desaparecimentos.

No dia 18 de janeiro, a Polícia Civil de Minas Gerais informou que os corpos encontrados no carro em Unaí pertencem a mulheres. Nesse mesmo dia, um corpo foi encontrado em um cativeiro em Planaltina, no Distrito Federal, onde parte dos membros da família foram mantidos em cárcere.

Em 19 de janeiro, a Polícia Civil de Goiás confirmou que os corpos encontrados carbonizados no carro em Cristalina eram de Elizamar e dos três filhos. Ainda nessa data, a Polícia Civil do Distrito Federal informou que o cadáver achado no cativeiro era de Marcos Antônio, sogro de Elizamar.

Três dias depois, no dia 22, a Polícia Civil identificou e buscou Carlomam dos Santos Nogueira, de 26 anos, quarto suspeito de participar das mortes.

No dia 23, um bilhete foi encontrado com uma mensagem que teria atraído Elizamar e sua família para a morte.

No dia 24 de janeiro, três corpos foram encontrados em uma cisterna de uma casa abandonada em Planaltina, a cerca de cinco quilômetros do cativeiro onde vítimas da chacina foram mantidas reféns. No mesmo dia, dois dos três cadáveres foram identificados como sendo de Thiago Gabriel Belchior e Cláudia Regina Marques de Oliveira.

Ainda no dia 24, a Polícia Civil de Minas Gerais confirmou que corpos encontrados em carro carbonizado em Unaí, Minas Gerais, eram de Renata e Gabriela. Por fim, no dia 25, a Polícia Civil do DF confirmou que a terceira vítima encontrada na cisterna era Ana Beatriz, filha de Marcos e Cláudia.

Leia também1 Passados 10 anos, ninguém está preso por tragédia na Boate Kiss
2 Em carta, Bento XVI revelou motivo da renúncia; veja qual foi
3 AGU silencia sobre Lula chamar impeachment de Dilma de golpe
4 Força Nacional ficará no DF até posse de deputados e senadores
5 Lista mundial diz que liberdade de expressão no Brasil é limitada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.