Leia também:
X Sargento do Exército morre em confronto com a polícia no RJ

CE: Ao ser preso, prefeito passa mal e é internado com “tosse”

Carlomano Marques, do MDB, foi alvo de operação do Ministério Público do Ceará

Pleno.News - 19/04/2023 12h58 | atualizado em 19/04/2023 13h51

Prefeito Carlomano Marques Foto: Reprodução/TV Globo

O prefeito de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), Carlomano Marques (MDB) e mais oito secretários do município foram presos nesta terça-feira (18), em uma operação do Ministério Público do Ceará que investiga desvios de verbas públicas e fraudes em licitações. Carlomano passou mal no momento da prisão e está internado em um hospital particular no bairro de Papicu, em Fortaleza.

A suspeita da Promotoria é de que o rombo alcance R$ 19 milhões. De acordo com o atestado médico do prefeito, ele está com “quadro de tosse, febre e expectoração”.

Carlomano tem mais de 70 anos e reúne algumas comorbidades: insuficiência cardíaca grave, miocardiopatia isquêmica, um stent e hipertensão. O advogado Leandro Vasques, que representa Carlomano, afirma que o prefeito só irá se manifestar “após o amplo e irrestrito acesso ao conteúdo investigativo” e que, por causa das comorbidades, “sequer reúne cenário favorável a prestar depoimento”.

O prefeito está sob escolta policial enquanto permanece internado.

Os oito secretários presos chefiam as pastas de Desenvolvimento Agrário, Saúde, Infraestrutura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Assistência Social, Segurança, Defesa Civil e Patrimonial e Educação.

Ao todo, a Promotoria e a Polícia cumpriram 23 mandados de prisão. Além do prefeito e dos secretários municipais foram presos integrantes do gabinete do prefeito, da Procuradoria-Geral do Município, ex-gestores municipais e representantes de empresas que participaram das licitações. O Ministério Público do Ceará afirma que o caso está sob segredo de Justiça e não divulgou os nomes dos demais investigados.

Os desvios teriam acontecido nos anos de 2021 e 2022. A Promotoria afirma que gestores e secretários contratavam empresas usando a prerrogativa da dispensa de licitação para escolher fornecedores com “ausência de capacidade operacional”.

COM A PALAVRA, A DEFESA DE CARLOMANO MARQUES
Leandro Vasques, advogado de defesa do prefeito Carlomano Marques, enviou a seguinte nota à imprensa:

A defesa do prefeito de Pacatuba Carlomano Marques, representada pelo advogado Leandro Vasques, informou que só iremos nos pronunciar após o amplo e irrestrito acesso ao conteúdo investigativo, o qual já solicitamos ao TJCE.

Adianto que expusemos aos representantes do Ministério Público que estavam a cumprir a ordem judicial que o prefeito Carlomano Marques, que é septuagenário, precisava ser hospitalizado por reunir algumas comorbidades sensíveis que repercutem em sua saúde como, hipertensão, sequelado de AVC, portador de insuficiência cardíaca grave e miocardiopatia isquêmica, no que os senhores promotores de Justiça, prudente e responsavelmente aquiesceram.

Desta forma o prefeito Carlomano já se encontra internado numa unidade hospitalar à disposição das autoridades, pois sequer reunia cenário favorável a prestar depoimento.

COM A PALAVRA, OS SECRETÁRIOS
Os secretários da Saúde, Desenvolvimento Agrário, Infraestrutura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Assistência Social, Segurança, Defesa Civil e Patrimonial e Educação foram procurados por meio do contato fornecido no site da prefeitura de Pacatuba, porém não houve retorno de assessores ou representantes dos secretários até a publicação deste texto.

*AE

Leia também1 Sargento do Exército morre em confronto com a polícia no RJ
2 No RN, prefeito é assassinado a tiros dentro da própria casa
3 Ação em 5 estados mira menores por planos de ataques a escolas
4 Homem é preso por estuprar a mãe idosa e hospitalizada
5 Apuração da Polícia Federal cita elo entre defesa de Adélio e PCC

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.