Leia também:
X STF: Moraes assume relatoria de ação sobre operações em favelas

Castro quer transferir dez presos do Rio para presídios federais

Criminosos estariam ordenando ataques na cidade de dentro das penitenciárias

Pleno.News - 28/10/2025 21h52 | atualizado em 29/10/2025 15h08

Cláudio Castro Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), pediu nesta terça-feira (28) à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen), órgão do Ministério da Justiça, a transferência de dez detentos presos em penitenciárias do Rio para presídios federais.

Eles teriam liderado, de dentro da cadeia, às ações que culminaram com o caos na cidade, determinando o bloqueio de pistas, com o sequestro de ônibus em vários pontos do Rio.

Mais cedo, Castro falou com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffman, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a operação realizada nesta terça nos Complexos do Alemão e da Penha.

A Operação Contenção resultou em 64 mortos, entre eles, quatro policiais, além de 15 policiais civis e militares feridos. Foram apreendidos 93 fuzis, além de 86 prisões de suspeitos.

Castro disse que sempre foi muito bem recebido pela ministra Gleisi e o ministro Rui Costa.

– Me ofereceu ajuda do governo federal e ficamos de nos falar novamente agora à noite – contou.

O governador disse que antes vai conversar com o secretário de Segurança do Rio, Victor dos Santos para falar novamente com Rui Costa.

– Ficamos de nos falar mais uma vez para entender os passos de amanhã [quarta, 29]. Eu não acredito que segurança se faz politizando. Então, qualquer ajuda que o governo federal quiser dar dentro do que a gente necessita, será bem-vinda.

Castro disse que não houve precipitação na ação desta terça, com a reação dos criminosos. O governador disse que a ação foi para cumprir mandados judiciais e uma investigação de mais de um ano que estava sendo planejada há 60 dias, inclusive com a presença do Ministério Público estadual.

– Todos os preceitos da ADPF [Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental] foram cumpridos e nós sabíamos que poderia ter reação dos criminosos da região.

A operação ainda não terminou. Na noite desta terça, agentes do Bope trocavam tiros com criminosos na área de mata na localidade conhecida como Vacaria, no Complexo do Alemão.

A Rio Ônibus informou que 71 coletivos foram usados como barricadas em vários pontos da cidade ao longo do dia para impedir as ações das forças de segurança do estado.

Assista:

*Agência Brasil

Leia também1 STF: Moraes assume relatoria de ação sobre operações em favelas
2 Marinho sobre sócio de Sidônio: "Não dá para naturalizar absurdo"
3 'Postura vergonhosa", afirma Lindbergh sobre governador do RJ
4 Consulado dos EUA no Rio emite alerta de segurança
5 Cláudio Castro: "Não é mais crime comum, é narcoterrorismo"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.