Leia também:
X Prefeitura aumenta passagem de ônibus no Rio de Janeiro

Casal de idosos conta como escapou da enxurrada de lama

"Nós dois nascemos de novo", disse senhora

Ana Luiza Menezes - 29/01/2019 18h58 | atualizado em 30/01/2019 12h00

Vera e Geraldo contam que perderam todos os bens, porém salvaram a vida Foto: Reprodução/ BBC

Um casal de idosos relatou à BBC como escapou da enxurrada de lama que acabou com a propriedade deles, em Brumadinho, Minas Gerais, na última sexta-feira (25), quando a barragem da Vale se rompeu. Vera Vilaça, de 64 anos, tinha ido entregar o almoço de seu amigo e vizinho, de 90 anos, quando soube do acidente por meio de um rapaz que chegou para retirar o nonagenário do local.

Diante do alerta, ela decidiu voltar para casa a fim de avisar o marido, Geraldo Vilaça, de 70 anos. Vera conseguiu chegar, gritando que a barragem tinha rompido.

– Ele estava sentado na mesa do almoço me esperando, quieto. Se eu não tivesse ido para lá, a lama tinha pegado ele – disse.

Segundo Geraldo, após o aviso eles tiveram cerca de 3 minutos para fugir. A avalanche já estava bem perto da área onde eles moravam e foi possível ouvir o som assustador da lama chegando.

Vera correu por uma rua íngreme, de subida. O marido tentou pegar o carro, mas não conseguiu porque a chave caiu entre os bancos. Ele viu que a esposa estaria segura, porém não poderia fazer a mesma rota dela, visto que a lama já estava perto. Foi então que ele lembrou de uma mata fechada atrás de sua casa, que tinha outro ponto alto e seguro.

– Corri uma subida de uns 120 metros, sem parar. Eu parecia até um menino de 17 anos. Mas eu tenho 70. Acho que é o instinto de sobrevivência. Quando cansei, parei em uma árvore para descansar. E fiquei ouvindo a enxurrada. Se ela estivesse chegando, eu precisaria vencer o cansaço e correr mais alto – relatou.

Embora em pontos diferentes, eles conseguiram ficar a salvo. Ambos viram a enxurrada levar tudo o que tinham na propriedade: imóvel, animais, plantações. Tudo ficou debaixo de 10 metros de barro.

Quando viu que era possível ir em direção ao local de fuga de sua mulher, Geraldo atravessou o Parque da Cachoeira e a encontrou. Para Vera, ver que o marido estava bem trouxe alívio e emoção.

– Nós dois nascemos de novo – declarou.

Leia também1 MG: Juíza diz que tragédia poderia ter sido evitada
2 MG: Animais presos na lama são sacrificados a tiros
3 Pastor e família são vítimas de racismo em pousada no RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.