Leia também:
X Valdemar Costa Neto prestará depoimento na PF nesta quinta

Cartório registra aumento de quase 70% em mudança de sexo

Somente no ano passado foram realizados mais de 3 mil procedimentos

Pleno.News - 02/02/2023 15h53

Cartório registra aumento em mudança de sexo /Foto: Divulgação

Os cartórios de registro civil em todo o país bateram um recorde, ao longo de 2022, de anotações referentes à mudança de sexo da população trans. No período, foi verificado aumento de quase 70% no número de pessoas que mudaram o nome e o gênero, indica levantamento oficial do setor.

Dados compilados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que reúne todos os 7.741 Cartórios de Registro Civil do Brasil, instalados em todos os municípios e distritos do país, mostram que no ano passado foram realizados 3.165 procedimentos de alteração de gênero, número 69,9% maior que o verificado em 2021, quando ocorreram 1.863 mudanças.

Se comparado ao primeiro ano do procedimento, em 2018, quando foram registrados 1.129 atos, o crescimento é de 180,3%.

Os registros são feitos diretamente em cartório sem a necessidade de procedimento judicial, nem cirurgia de redesignação sexual.

Os 3.165 procedimentos lançados em 2022 representam patamar histórico desde que a alteração passou a ser realizada diretamente no primeiro ano, nos cartórios.

Naquele ano, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e regulamentada pelo Provimento nº 73 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permitiu a realização do procedimento pela chamada via extrajudicial, sem a necessidade de processo, advogado ou decisão judicial.

Do total de atos realizados em 2022, 43% se referem a pessoas que mudaram seu gênero de feminino para masculino, enquanto 51,3% mudaram o sexo de masculino para feminino, uma proporção que vem se mantendo ao longo dos anos.

Já 5,7% mudaram o nome, mas ainda não realizaram ou estão em procedimento para mudar de sexo.

– Hoje a população já tem bastante consciência de que é no Cartório de Registro Civil que nasce a cidadania – disse Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais/Brasil.

E acrescentou:

– No cartório é onde uma pessoa ganha nome, sobrenome, nacionalidade, filiação e direitos. Atender e propiciar à população trans um direito básico de sua personalidade, após tanto tempo de discriminação, é uma conquista da sociedade, mas também da atividade do registro civil, que lhe permite dar o que está em sua essência: cidadania.

*AE

Leia também1 Homem protesta contra STF e ateia fogo ao próprio corpo
2 Expulso pelo papa, ex-padre vai ao STF para recuperar cargo
3 Tarcísio afirma que São Paulo é "sócio" do governo Lula
4 Telegram deposita multa milionária aplicada por Moraes
5 Oi pede tutela de urgência para renegociar dívidas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.