Leia também:
X Prefeito toma posse montado em boi e diminui o próprio salário

Carnaval 2021: Saiba o que está decidido nas principais cidades

Prefeituras em todo o país estão ajustando os calendários para conter a Covid-19

Pleno.News - 05/01/2021 18h26 | atualizado em 18/01/2021 12h29

Pandemia impactou o turismo em todo o país Foto: Reprodução

Diz a maioria dos brasileiros que o ano só começa após o Carnaval. Em 2021, no entanto, a pandemia fez com que cidades em todo o país cancelassem ou suspendessem a festa para evitar aglomerações. Se os pontos facultativos serão mantidos isto é outra pauta de discussão entre prefeitos dos principais centros carnavalescos do país.

No Rio de Janeiro, o clima é de incerteza. O único consenso é de que a festa não ocorrerá em fevereiro. A RioTur, encarregada pela execução do evento, comunicou que o prefeito Eduardo Paes (DEM) em breve conversará com representantes de escolas de samba e de blocos de Carnaval para definir uma data.

Já a prefeitura de São Paulo anunciou apenas o adiamento da festa; não cancelou o Carnaval 2021. A nova data também está diretamente condicionada à vacinação dos paulistanos contra a Covid-19. Em nota, o município afirmou que a ideia é alinhar o debate ao de outras cidades, como Salvador e Rio, para que os eventos aconteçam em conjunto, e a “tradição cultural e sua potência turística” sejam mantidas.

O Carnaval de Salvador também está suspenso, assim como festas particulares, até que existam condições sanitárias adequadas, mantendo a decisão do prefeito anterior ACM Neto (DEM). Se o feriado acontecerá apesar do adiamento da festa, isto ainda é pauta de discussão na prefeitura.

Recife, um dos principais destinos para amantes das praias nordestinas, está sujeito ao decreto do governo de Pernambuco, emitido em 17 de dezembro, que definiu o cancelamento do Carnaval e de festas particulares em todo o estado. Mas a boa notícia é que o feriado será mantido. Na quarta-feira (6), o prefeito João Campos (PSB) fará reunião com o seu secretário para deliberar sobre como amparar “toda a extensa cadeia produtiva e criativa” envolvida na festividade.

Os famosos desfiles de blocos de Belo Horizonte devem seguir o calendário a ser definido por Salvador e pelo Rio. Eventos em espaços públicos ou privados também estão vetados, e a possível transferência dos pontos facultativos para outras datas ainda está sendo deliberada. Segundo nota da prefeitura, o calendário dependerá das “condições sanitárias acompanhadas [pelo] Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da prefeitura, além de medidas que possam garantir a segurança dos foliões”.

Já a prefeitura de Florianópolis anunciou o veto à agremiação no Sambódromo e aos blocos de rua, no dia 21 de dezembro, afirmando que as festas “não devem acontecer, enquanto a população não é vacinada”. Os pontos facultativos, entretanto, estão mantidos.

Leia também1 Alemanha estende lockdown nacional até fim do mês
2 Covid-19: Mourão passa bem e faz "exercícios respiratórios"
3 Governo nega que a Índia esteja proibindo exportação de vacina
4 Laboratórios da Índia asseguram o fornecimento de vacinas
5 Empresas se comprometem em fornecer 30 milhões de seringas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.