Canadá e França vão ajudar nas investigações da Voepass
Avião foi fabricado nos dois países
Mayara Macedo - 11/08/2024 15h14 | atualizado em 12/08/2024 12h28

Uma equipe francesa do Escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil chegou ao Brasil neste domingo (11) para ajudar nas investigações do acidente da aeronave da Voepass. Um avião da companhia caiu na última sexta-feira (9), em Vinhedo, São Paulo.
De acordo com o portal G1, foram as autoridades brasileiras que pediram ajuda do grupo francês. O motivo é o modelo da aeronave, ATR-72, ser fabricado no país europeu.
– Seguindo o protocolo internacional, do qual o Brasil é signatário, nós temos por dever convidar o país responsável pelo projeto e fabricação da aeronave. A ATR é francesa então recebemos os investigadores da autoridade do Estado francês, que é o BEA – disse o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) brigadeiro Marcelo Moreno.
Além dos franceses, funcionários do Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá também irão colaborar nas análises. Os motores do avião foram fabricados no país da América do Norte. O trabalho em conjunto tem como objetivo descobrir o que causou o acidente que matou 62 pessoas.
Leia também1 Bandidos usam perfis de vítimas da Voepass para golpes online
2 Prefeito de cidade paulista é “atropelado” e viraliza nas redes sociais
3 Tragédia aérea: Até o momento, seis corpos foram identificados
4 Senacon notificará Voepass para comunicação com familiares
5 Chefe do MP-SP descarta ação de suspender atividades da Voepass