Leia também:
X Gramado e Canela reabrem hotéis e atrações turísticas

Campinas adota rodízio de veículos pela primeira vez

Medida tem objetivo reduzir a circulação de pessoas e, como consequência, a propagação do novo coronavírus

Pleno.News - 13/05/2020 21h59 | atualizado em 13/05/2020 22h02

Maior cidade do interior de SP, Campinas adota rodízio de veículos pela 1ª vez Foto: Reprodução/Campinas City/ José Roberto P. S.

A Prefeitura de Campinas anunciou, nesta quarta-feira (13) a adoção de rodízio de veículos a partir da próxima segunda-feira (18), como forma de combater o novo coronavírus na cidade, que é a maior do interior de São Paulo.

É a primeira vez que a cidade de 1,2 milhão de habitantes adota a medida. A medida, conforme o anúncio do prefeito Jonas Donizette (PSB), tem como objetivo reduzir a circulação de pessoas e, como consequência, a propagação do novo coronavírus.

Campinas teve, até esta quarta, 730 casos confirmados da Covid-19, com 27 mortes, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. É a sétima cidade com mais casos em São Paulo, atrás somente da capital, Osasco, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Santos e Santo André.

O rodízio será adotado também, de acordo com a prefeitura, com a intenção de reduzir o tráfego de veículos e o total de acidentes na cidade, poupando leitos para os casos de atendimentos necessários durante a pandemia.

A frota da cidade, conforme o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), era de 921.001 veículos em março. Para a Prefeitura de Campinas, contando veículos licenciados em outros municípios da região metropolitana, a frota chega a cerca de 1 milhão.

O rodízio será válido para carros e motos com placas de todas as cidades e será implantado de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h.

Veículos de placas final 1 e 2 não poderão circular às segundas-feiras. Placas 3 e 4 estão proibidas às terças. Já os de placas 5 e 6 não poderão ir às ruas às quartas, enquanto carros e motos com final das placas 7 e 8 estão proibidos de rodas às quintas-feiras. Às sextas, será a vez dos veículos placas final 9 e 0.

Conforme a prefeitura, a frota do transporte coletivo, a exemplo do que ocorreu na capital, será ampliada para quem tiver necessidade de deslocamento para o trabalho nas áreas essenciais.

As regras, inclusive para exceções, serão publicadas no Diário Oficial de Campinas nesta sexta-feira (15).

Durante o anúncio, feito em redes sociais, Donizette pediu que o isolamento persista na cidade.

– Faça a sua parte, fique em casa. Aqueles que podem, no isolamento, e, a partir de segunda-feira, teremos o rodízio de veículos.

Quem descumprir o rodízio terá cometido infração média, com perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e terá de pagar multa de R$ 130,16.Segundo a Secretaria de Transportes, a fiscalização ocorrerá em toda a cidade e os radares do sistema de monitoramento, já existentes, serão adaptados para fiscalizar as placas.

No anúncio, o prefeito disse que a cidade espera um crescimento no total de casos nas próximas semanas.

– Gostaria muito de ter uma data e chegar aqui para dizer quando isso vai acabar. Espero que haja um efeito também psicológico para que as pessoas percebam a gravidade da situação – disse.

*Folhapress

Leia também1 Polícia investiga baladas clandestinas em Curitiba
2 Prefeitura de SP interdita 368 lojas não essenciais
3 MP pode entrar na Justiça por lockdown no Rio de Janeiro
4 Doria diz que vai 'desrespeitar' decreto de Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.