Leia também:
X Veja cenários das eleições após o julgamento de Lula

Campanha da TV Globo é alvo de críticas de internautas

Muita gente usa a ideia da emissora para mostrar problemas em seus bairros, cidades e estados

Emerson Rocha - 23/01/2018 11h55 | atualizado em 23/01/2018 12h07

Ieda Paiva faz vídeo em hospital municipal do Rio de Janeiro Foto: Reprodução Facebook

A TV Globo lançou, neste início de 2018, uma campanha em todos seus telejornais com o nome de O Brasil que Eu Quero para o Futuro. Na ação, a emissora pede que os telespectadores enviem vídeos se apresentando em um ponto turístico e respondam à questão. Mas muita gente tem usado a ideia para protestar contra a empresa de comunicação.

Para muitos internautas, a campanha quer “amenizar” os problemas em um ano eleitoral. As pessoas já começaram a publicar vídeos nas redes sociais em locais precários, mostrando a realidade de suas cidades. Tanto que o movimento mudou e ganhou o nome de Este é o País que Nós Não Queremos.

Um dos primeiros a protestar contra a TV Globo foi o deputado federal, Marco Feliciano. Em sua conta no Facebook, ele mobilizou seus seguidores a refazer os vídeos e mandarem para a emissora escancarando os problemas em todo o Brasil.

– Se eles querem cenas bonitinhas para fazer as suas matérias, que façam sozinhos. Se é para o povo ajudar, que seja para mostrar o que eles não querem ver. Vamos lá, gente! Vamos mostrar o país que nós não queremos, que as mídias ajudaram a construir, iludindo as massas. É hora de devolver – disse Feliciano.

A mensagem gravada pelo deputado, já foi curtida por mais de 22 mil pessoas e compartilhadas por outras 17 mil, alcançando meio milhão de visualizações até o dia de hoje. Todas essas interações motivaram ainda mais as reclamações dos internautas.

No último sábado (20), a carioca Ieda Paiva, de 47 anos, aproveitou que estava acompanhando a mãe no Hospital Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e gravou um vídeo no corredor da unidade. Nas imagens, ela mostra algumas pessoas em macas esperando atendimento. A mulher fez um desabafo contra a campanha e a atual situação do município.

– Estou aqui fazendo este vídeo do país que eu não quero. Rede Globo, governantes, um país que a gente não quer é este aqui. Só em relação ao hospital. Estou aqui no Salgado Filho, porque minha mãe caiu do ônibus, onde o motorista, em um calor desses: não tem ar-condicionado, dirige, olha o trânsito e ainda tem que dar o troco. Ele tinha que ter apenas a função de transportar vidas – reclama Ieda, que já teve mais de 13 milhões de visualizações.

Vários outros internautas aderiram a ideia de fazer vídeos críticos e mostrar os problemas de seus bairros, cidades e estados. Segundo eles, o objetivo é também enviar o material para a TV Globo. Confira outros exemplos de reclamações:

Leia também1 Helicóptero da TV Globo cai no Recife e causa duas mortes
2 'Quero dizer que não sou assassino', diz motorista

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.