Leia também:
X Luciano Huck revela que o pai, de 80 anos, teve Covid-19

Câmara aprova antecipação de 2 feriados em São Paulo

Corpus Christi e Consciência Negra serão adiantados para quarta e quinta-feira

Pleno.News - 18/05/2020 18h50 | atualizado em 18/05/2020 18h58

Câmara aprova antecipação de 2 feriados na cidade de São Paulo Foto: Reprodução/ Câmara Municipal de SP

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta segunda-feira (18) a antecipação do Corpus Christi (celebrado em junho) e Consciência Negra (novembro), para quarta e quinta (21). A sexta (22) será ponto facultativo.

O projeto foi aprovado por 37 votos favoráveis, 14 contrários e uma abstenção. A matéria entrou como substitutivo de outro projeto que já corria, que trata sobre emprego para mulheres vítimas de violência. Por isso, não precisa de outra votação.

Sem adotarem medidas mais duras como o lockdown enquanto as UTIs vão lotando, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), anunciaram nesta segunda-feira (18) a antecipação de feriados, que podem criar um megaferiado de seis dias na cidade de São Paulo a partir de quarta (20).

​O prefeito também afirmou ter pedido a Doria para adiantar o feriado estadual de 9 de Julho, no que foi atendido. Doria mandará à Assembleia Legislativa projeto para antecipar o feriado para segunda (25). Com a aprovação deste segundo projeto, o feriadão começaria na quarta e terminaria na segunda.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na zona oeste de São Paulo.

A medida foi tomada porque índices de isolamento social costumam ser maiores em feriados e finais de semana, e seguem abaixo de 50% em dias úteis. No sábado (16), a capital teve uma taxa de 52% e o estado, de 50%. No domingo, a capital atingiu 56% e o estado, 54%.

A lotação das UTIs na capital paulista é de 91% e a avaliação é que a cidade caminha para ter o seu sistema de saúde saturado. No domingo (17), o prefeito Covas afirmou que não conseguiria tomar a medida de implantar o “lockdown” sem o governo estadual, o que soou como um apelo a Doria.

O governo de SP está articulando com outras cidades do estado para que feriados municipais também sejam antecipados nestes municípios, para a próxima semana, provavelmente nos dias 26 e 27.

O anúncio foi feito após o fracasso do megarrodízio na capital, uma vez que o índice de isolamento não subiu, ficando abaixo de 50% nos dias úteis. Outra medida de Covas, a criação de bloqueios em corredores da capital, deu errado também.

Covas ressaltou que houve criação 840 leitos de UTI e que outros 870 passarão a funcionar até o fim do mês.

– Apesar de todo esse esforço, chegamos no dia de ontem a uma ocupação de 76% de enfermaria e 91% dos leitos de UTI – disse.

Doria iniciou a coletiva fazendo um discurso em que tenta desconstruir a tese de que a quarentena é o que afeta a economia.

– Para vencer a crise, temos que vencer o coronavírus. O inimigo da economia não é quarentena, é a pandemia – disse.

No entanto, o tucano puxou o freio ao ser questionado sobre o lockdown, já adotado em outras cidades e estados. O governo afirmou que há um protocolo para isso, mas não dá detalhes qual será o critério exato para isso, embora já tenha indicado que o estado está próximo de atingi-lo, devido à lotação nas UTIs e ao alto grau de contágio.

*Folhapress

Leia também1 Prefeitura de SP já interditou 403 comércios não essenciais
2 SP: Bruno Covas e João Dória querem megaferiado de 6 dias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.