Leia também:
X Climatempo: Ciclone bomba pode se formar no litoral Sul do país

Brasil tem 16 milhões de pessoas morando em áreas de favela

Dado foi divulgado pelo IBGE como recorte do Censo de 2022

Pleno.News - 08/11/2024 12h10 | atualizado em 08/11/2024 13h46

Cerca de 16 milhões de brasileiros moram em favelas Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

O Brasil tem quase 16,4 milhões de pessoas morando em áreas de favela, o que representa 8,1% da população total do país. Os dados são um recorte do Censo Demográfico 2022 divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, são 12,3 mil favelas ou comunidades urbanas no país, que estão concentrada em 656 cidades.

Estado mais populoso do país, São Paulo concentra a maior quantidade de favelas, com 3,1 mil locais identificados pelo instituto, praticamente um quarto do total. Rio de Janeiro, com 1,7 mil, e Pernambuco, com 849 favelas, completam o topo da lista.

A Rocinha, na cidade do Rio de Janeiro, é hoje a maior favela do país, com 72 mil moradores. Em segundo lugar, está a Sol Nascente, no Distrito Federal, com 70,9 mil habitantes.

O IBGE agora usa o conceito de favelas e comunidades urbanas, classificando como territórios populares originados de estratégias da população para “atender, geralmente de forma autônoma e coletiva, às suas necessidades de moradia e usos associados, diante da insuficiência e inadequação das políticas públicas e investimentos privados dirigidos à garantia do direito à cidade”.

Atualmente, o Sudeste reúne 6 mil favelas e comunidades urbanas, o que representa 48,7% do total. Trata-se de praticamente o dobro do que se vê na região Nordeste, a segunda com a maior quantidade de favelas, com 3,3 mil (ou 26,8%).

Percentualmente, a Região Norte é destaque. No Amazonas, um a cada três moradores mora em um local considerado favela ou comunidade urbana. Amapá (24,4%) e Pará (18,8%), também na Região Norte, vêm na sequência. Em São Paulo, 8,2% da população vive em favelas, número ligeiramente acima da média nacional (8,1%).

Os dados do Censo apontam que, entre as 20 favelas e comunidades urbanas mais populosas do país, oito estavam na Região Norte (sete delas em Manaus), sete no Sudeste, quatro na Região Nordeste e somente uma, justamente a do Sol Nascente, no Centro-Oeste. Nenhuma das 20 maiores favelas está na Região Sul.

*AE

Leia também1 Climatempo: Ciclone bomba pode se formar no litoral Sul do país
2 Putin: "Ninguém garante que não serão usadas armas nucleares"
3 Pedidos de demissão entre janeiro e setembro têm recorde em 2024
4 Ataque a torcedores israelenses na Holanda resulta em 62 prisões
5 Polícia prende três envolvidos na morte de Liam Payne

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.