Leia também:
X Almoço de Macri e Bolsonaro homenageia ícones do futebol

Brasil registrou mais de 63 mil mortes em 2017

Recorde foi apontado no Relatório Mundial de Direitos Humanos

Rafael Ramos - 17/01/2019 10h05

Brasil bateu recorde de mortes em 2017 Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

O Brasil registrou 63.880 mortes violentas em 2017, batendo assim o recorde no número de ocorrências. No mesmo período, houve um aumento de 20% em relação a mortes cometidas por policiais em serviço e de folga. As informações fazem parte da 29ª edição do Relatório Mundial de Direitos Humanos, divulgado nesta quinta-feira (17). O relatório faz parte de um estudo da ONG Human Rights Watch (HRW), que analisa a situação de mais de 90 países.

O relatório também apontou o aumento de mortes recorrente de ação policial após a intervenção federal no Rio de Janeiro, entre fevereiro e dezembro de 2018. Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro apontou que essa taxa aumentou em 44%. Para a HRW, a demora em solucionar os casos de assassinatos contribuem para um ciclo de violência.

– Menos de um mês após a promulgação da lei, oito pessoas foram mortas durante uma operação conjunta da Polícia Civil e do Exército na área metropolitana do Rio de Janeiro. Até o momento de elaboração deste relatório, nem os investigadores da Forças Armadas nem os procuradores da Justiça Militar haviam entrevistado testemunhas civis – diz a entidade.

Outros fatores vistos no Brasil abordados no estudo mostram violação a à liberdade de expressão, mais de 1,2 milhão de casos de violência doméstica pendentes nos tribunais, mais de 1.246 casos de trabalho análogo à escravidão registrados entre janeiro e outubro de 2018. Os casos de agressões ao venezuelanos em Roraima, ocorridos em março do ano passado, também aparece nas páginas referentes ao país.

Leia também1 Delegado confirma tentativa de latrocínio contra deputada
2 Presidente de ONG diz que Jair Bolsonaro é "grande risco"
3 Ministro planeja dividir presos por grau de periculosidade

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.