Leia também:
X Bebê desaparecido em hospital foi incinerado por engano

Brasil pede informações de 11 países sobre óleo no Nordeste

Investigação não descarta a participação de navios não identificados no caso

Paulo Moura - 27/10/2019 15h45

No prosseguimento dos trabalhos de verificação da origem do óleo que tem invadido as praias do Nordeste. Uma investigação da Marinha apontou que embarcações de 11 países são suspeitas de terem vazado o material que tem poluído águas e praias brasileiras.

Na última terça-feira (22), o comandante da Marinha, almirante Ilques Barbosa Júnior, já havia citado que 30 navios estavam sendo investigados. Porém, em entrevista coletiva dada neste sábado (26) pelo comandante das Operações Navais da Marinha, almirante Leonardo Puntel, foi detalhado, além da suspeita sobre as embarcações, que 11 países foram notificados a prestar informações sobre registros de acidentes ou outros problemas.

A lista dos países, que é mantida sob sigilo, inclui navios que passaram pela costa do Nordeste, identificados por fazerem comunicações por sistemas marítimos. Conforme Puntel, os investigadores calculam que o vazamento teria ocorrido no mês de agosto, com o óleo chegando às praias no fim daquele mês.

O almirante também reforçou, assim como o almirante Ilques Júnior, que não descarta a possibilidade de que o episódio tenha sido causado por embarcações não oficiais, denominadas “dark ships”. A apuração para esses casos, porém, será mais complexa e terá de envolver outras fontes de informação.

Leia também1 Óleo no NE veio de 3 campos venezuelanos, diz Petrobras
2 Salles critica Greenpeace: "Não ajuda, só faz showzinho"
3 Ministro diz que praias no NE estão aptas para o turismo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.