Leia também:
X PMs do Rio de Janeiro poderão levar armas e coletes para casa

Bombeiros desmentem Folha sobre equipamento de Israel

Porta-voz da operação afirmou que tecnologia é efetiva na localização de sobreviventes

Camille Dornelles - 29/01/2019 11h41

Bombeiros que atuam em Brumadinho desmentem matéria da Folha Fotos: EFE/Antonio Lacerda, Lucas Landau, Yuri Edmundo e Paulo Fonseca

Uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo a respeito das operações de resgate em Brumadinho, Minas Gerais, foi desmentida pelo porta-voz do Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (28). A matéria apontava que os equipamentos trazidos pela equipe israelense não eram efetivos nas buscas.

O tenente Pedro Aihara refutou categoricamente a informação, declarando que o coronel responsável, Eduardo Ângelo, está satisfeito com os recursos.

– Qualquer informação de que esses equipamentos não seriam efetivos é uma informação extremamente equivocada. Estive com o coronel Ângelo, que é o responsável pelas nossas operações, e a cooperação tem sido extremamente efetiva – apontou Aihara, porta-voz da operação.

O imagiador é um equipamento que capta o calor dos corpos e pode auxiliar no mapeamento do solo e na localização de pessoas e animais.

– Nós já estamos trabalhando com eles no local e justamente o ponto em que foi selecionado para que eles trabalhassem em conjunto com as equipes do Corpo de Bombeiros é um local que tem mais potencialidades desses equipamentos serem utilizados, porque estima-se que seja onde as pessoas estejam sob maior profundidade. Então todo o aparato tecnológico com certeza será muito benéfico – afirmou o porta-voz.

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, também rebateu críticas feitas pelo jornal à atuação das tropas israelenses em Brumadinho.

– Começamos os trabalhos hoje cedo e até agora ajudamos a resgatar 15 corpos na lama. Não viemos disputar quem é mais forte. Queremos ajudar as famílias, o calor do corpo é o calor da terra. Então nesse caso não funciona. Mas trouxemos, por exemplo, um sonar que pode detectar o corpo, fazer imagem dos corpos na lama – afirmou.

Leia também1 Engenheiros que prestaram serviço à Vale são presos
2 MG: Vídeo de desaparecido louvando na Vale emociona
3 Mourão conduz reunião ministerial sobre Brumadinho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.