Leia também:
X Suspeito de furto, homem negro é torturado dentro de mercado

Bombeiros alertam: Barragens na Bahia estão em nível crítico

Pequenas barragens se romperam após as fortes chuvas que atingem a região

Pierre Borges - 28/12/2021 16h00 | atualizado em 28/12/2021 16h49

Chuvas têm causado estragos na Bahia nas últimas semanas Foto: PR/Isac Nóbrega

Desde o início das chuvas que alagaram dezenas de cidades no sul da Bahia, foram registrados diversos rompimentos de barragens privadas na região. De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do estado, coronel Adson Marchesini, em entrevista ao G1, apenas barragens privadas se romperam, mas há 10 grandes barragens em níveis críticos.

– Nós temos várias barragens em nível crítico com relação à quantidade de água, não com relação à possibilidade de um rompimento da barragem. As barragens que estão se rompendo são barragens privadas, naturalmente feitas por fazendeiros, tendo em vista que as regiões sofrem com problemas de chuvas, e eles acabam construindo barragens em suas próprias propriedades, pequenas barragens – disse o coronel.

Marchesini disse ainda que todas as barragens administradas pelo governo da Bahia estão sendo monitoradas para evitar que mais cidades sejam afetadas pelas enchentes.

– A quantidade do nível de água nelas é o que realmente nós estamos em observação, com todas elas. As equipes responsáveis por cada uma de suas barragens estão fazendo monitoramento e a liberação de água na medida do controle, para que evite qualquer tipo de problema maior para as comunidades ribeirinhas – declarou.

Neste final de semana, a barragem de Vitória da Conquista rompeu na noite de sábado (25), e a de Jussiape, na Chapada Diamantina, rompeu na manhã de domingo (26). As chuvas na Bahia já deixaram 58 cidades submersas e 72 em estado de emergência nas regiões do sul, sudoeste e extremo sul. Já são 20 mortos, 471 mil afetados e quase de 60 mil desabrigados ou desalojados.

Leia também1 Suspeito de furto, homem negro é torturado dentro de mercado
2 Gentili manifesta apoio a Celso Portiolli: 'Estou orando por você'
3 Alvo do TCU, Moro diz: 'Trabalhei honestamente no setor privado'
4 Ex-senador Eduardo Suplicy é diagnosticado com Covid-19
5 Jornalista gospel da Globo conta como é trabalhar na emissora

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.