Bolsonaro pede apuração de origem das manchas de óleo
Já são 59 municípios atingidos em oito estados do Nordeste
Paulo Moura - 06/10/2019 09h44 | atualizado em 06/10/2019 09h45

O presidente Jair Bolsonaro determinou a apuração da origem de manchas de óleo que tem se espalhado por diversas praias da região Nordeste. A determinação consta em uma edição extra do Diário Oficial da União publicada neste sábado (5) e é direcionada a diversos órgãos federais.
De acordo com a publicação, as investigações serão conduzidas pela Polícia Federal, Ministério da Defesa, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e estipula um prazo de 48 horas para que sejam apresentados os dados coletados e as providências adotadas até o momento.
No balanço mais recente balanço divulgado pelo Ibama, na última quinta-feira (3), 124 praias já foram atingidas pelas manchas de óleo. São 59 municípios afetados em 8 estados: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O próprio Ibama, que é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (DF), a Marinha e a Petrobras já vinham investigando a evolução das manchas de óleo.
Leia também1 Manchas de óleo que atingem litoral do NE chegam à Bahia
2 Óleo que atinge praias do Nordeste é petróleo, diz Ibama
3 Bolsonaro detona notícias falsas da imprensa: 'Mentira'