Leia também:
X Senado quer criar regras para a inteligência artificial no Brasil

Bebê achado em SP será levado de volta para SC na 2ª feira

Polícia apura possível tentativa de adoção ilegal

Pleno.News - 12/05/2023 21h39 | atualizado em 15/05/2023 17h09

Menino Nicolas, de 2 anos, foi encontrado em SP Foto: Reprodução

O menino de 2 anos encontrado em São Paulo no início desta semana será levado de volta para Santa Catarina na segunda-feira (15), decidiu a Justiça de São Paulo. A definição ocorreu após manifestação favorável do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e do Juízo da Vara da Infância e Juventude de São José, cidade na Região Metropolitana de Florianópolis onde reside a família da criança.

O bebê, que estava desaparecido desde 30 de abril, foi localizado em um veículo na tarde de segunda-feira (8), em abordagem realizada pela Polícia Militar de São Paulo na região do Tatuapé, na Zona Leste da capital. Marcelo Valverde Valezi, de 52 anos, e Roberta Porfirio de Sousa Santos, de 41 anos, foram presos em flagrante. A polícia apura uma possível tentativa de adoção ilegal.

Conforme nota divulgada pelo Ministério Público de Santa Catarina, em decisão desta sexta-feira (12), o Juízo da Infância de São Paulo declinou da competência para processo e julgamento do caso. O órgão determinou a remessa do processo e a transferência do bebê para São José, na próxima segunda-feira (15), cerca de duas semanas após o desaparecimento da criança. Ela ficará em um abrigo institucional.

ENTENDA O PROCESSO
De acordo com o MPSC, assim que a criança foi encontrada em São Paulo, a 4ª Promotoria de Justiça de São José ingressou com uma ação para a transferência da criança para uma instituição em sua cidade de origem. A Justiça catarinense, então, pediu informações à Justiça de São Paulo a fim de verificar se já havia alguma decisão naquele estado.

Nesta quinta-feira (11), o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) solicitou que a criança fosse transferida para São José. Depois do pedido, o Juízo do Foro Regional VII de Tatuapé solicitou à Vara da Infância e Juventude de São José informações sobre a eventual concordância da transferência e a forma pela qual o traslado seria feito.

A juíza Ana Cristina Borba Alves informou que a comarca possui vaga para a criança em instituição de acolhimento destinada à sua faixa etária e que o estado de Santa Catarina disponibilizou aeronave para a transferência. Também informou que será destacada uma representante da Infância e Juventude para acompanhar o traslado.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão.

– O Juízo da Vara da Infância e da Juventude do Foro Regional do Tatuapé determinou a transferência da criança para Santa Catarina, onde ficará em abrigo institucional a ser indicado pela Vara da Infância da Comarca de São José, responsável pelo caso – afirmou.

INVESTIGAÇÕES
Conforme a Polícia Civil de Santa Catarina, a mãe do bebê teria entregue a criança para Roberta e Marcelo no dia 30 de abril. A avó materna da criança registrou boletim de ocorrência sobre o desaparecimento na sexta-feira (5). No mesmo dia, o celular da mãe foi encaminhado para a perícia da Polícia Científica. A partir do acesso ao aparelho, a Polícia Civil interceptou corridas realizadas por meio de aplicativos de transporte.

A polícia, então, identificou o veículo usado no momento da entrega da criança. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e conseguiu monitorar o deslocamento do carro. A informação foi compartilhada com a Polícia Militar de São Paulo, que realizou a abordagem do veículo no bairro Tatuapé, na Zona Leste da capital paulista.

A suspeita é de um suposto processo de adoção ilegal. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Sandra Mara Pereira, da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, dois fatores levaram à entrega da criança: o aliciamento e a fragilidade emocional da mãe. A jovem de 22 anos, que sofre de ansiedade e depressão, teria sido aliciada desde a gravidez para entregar o bebê para adoção de forma ilegal.

*AE

Leia também1 Caso Nicolas: Avós maternos pedem a guarda do menino
2 Tio de criança levada de SC para São Paulo nega venda de criança
3 Presos com bebê desaparecido pertencem a grupo de adoção
4 Homem e mulher flagrados com bebê desaparecido são presos
5 Menino de 2 anos que sumiu em SC é achado em SP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.