Leia também:
X Brumadinho: Sobe para 177 o número de mortos na tragédia

Baleia jubarte é encontrada na mata da ilha de Marajó

Aparição do animal é um mistério para os especialistas

Camille Dornelles - 23/02/2019 13h05 | atualizado em 25/02/2019 09h47

Baleia é encontrada em zona de mata em Marajó Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (22), uma descoberta espantou moradores da ilha de Marajó, Pará. Uma baleia jubarte foi encontrada na zona de mata da praia do Araruna.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Saneamento e Meio Ambiente (Semma), o animal já foi encontrado morto. Ele mede mais de oito metros de comprimento e tem seis metros de largura. Ela é uma das maiores espécies de baleias do mundo.

O aparecimento do animal aquático é um mistério, tanto pela distância do mar quanto pela época do ano. Geralmente as baleias visitam o Brasil em períodos de veraneio. Uma das hipóteses é de que ela morreu no mar e o corpo foi trazido pelas ondas até a praia.

– Devido ao local ser inacessível para máquinas pesadas que possam fazer a remoção da baleia, a expectativa é de que técnicos da ONG Bicho d’Água, parceira da Prefeitura Municipal de Soure, possam realizar, ainda neste sábado, a necrópsia e estudos devidos no próprio local para levantar a causa da morte do animal tão raro por esta região – declara a nota da Secretaria.

Depois de análises, percebeu-se que o animal não tinha ferimentos e que a maior hipótese é de que ele tenha se perdido dentro do mar e entrado em uma corrente marítima indesejada.

– A baleia parou na praia e foi levada pela maré para dentro na mata. Um pescador disse que avistou a baleia na praia na quinta-feira à noite, mas não conseguimos ir até o local por conta da maré alta. Tivemos que esperar até sexta à tarde para conseguir chegar lá. Estamos em um período de muita chuva com a maré influenciada pela lua cheia – explicou a secretária da Semma, Dirlene Silva.

Leia também1 Mergulhadores nadam com maior tubarão branco já visto
2 Adrenalina! Ilha mexicana é boa para ver tubarões-brancos
3 Berço das jubartes, Bahia atrai turistas para espetáculo único

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.