Balão pega fogo no ar, cai e deixa ao menos 8 mortos em SC
Havia 21 pessoas a bordo
Monique Mello - 21/06/2025 11h15 | atualizado em 24/06/2025 12h43

Na manhã deste sábado (21), um grave acidente envolvendo um balão de ar quente resultou na morte de pelo menos oito pessoas em Praia Grande, no sul de Santa Catarina. O balão pegou fogo enquanto sobrevoava a região e caiu próximo a uma unidade de saúde do município.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que havia 22 ocupantes a bordo no momento do acidente. Posteriormente, a Sobrevoar, empresa que prestava o serviço, divulgou que, na verdade, havia 21 pessoas no equipamento, incluindo o piloto.
– Estamos atendendo uma ocorrência de queda de balão no município de Praia Grande, no sul do estado. Confirmamos quatro óbitos no local e seguimos com atendimento, buscas e avaliação das demais vítimas – dizia a nota inicial dos bombeiros.
Posteriormente, o governador Jorginho Mello (PL), informou que o número de mortos é oito.
– Temos a confirmação de oito óbitos e dois sobreviventes resgatados com vida. Equipes seguem nas buscas pelos demais – disse Mello.
Vídeos gravados por moradores mostram o balão em chamas no céu e, em seguida, o momento em que o cesto despenca em direção ao solo.
Balão pega fogo durante passeio e cai em Praia Grande (SC) nesse sábado.
Segundo informações preliminares divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, cerca de 22 pessoas estariam dentro do balão. pic.twitter.com/nqlCxtFu32
— Fiscal do Fim dos Tempos (@fiscaldofim) June 21, 2025
A tragédia ocorreu em uma área conhecida como Capadócia brasileira, famosa pelos passeios turísticos de balão. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. O clima no momento era de tempo firme e ensolarado.
Apesar do nome, Praia Grande não tem litoral, mas atrai visitantes pelas trilhas, cachoeiras, cavalgadas e, especialmente, pelos voos de balão. A cidade fica a cerca de 270 km de Florianópolis e a 230 quilômetros de Porto Alegre.