Leia também:
X PM confirma morte de policial após queda de helicóptero

Bactéria da peste bubônica é confirmada em paciente no RJ

Diagnóstico final deve sair até o próximo fim de semana

Jade Nunes - 14/01/2019 14h50

Hospital Luiz Palmier Foto: Reprodução

Foi confirmada a presença da bactéria Yersinia pestis, causadora da peste bubônica, em uma paciente de 57 anos. Ela está internada no Hospital Luiz Palmier, em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro.

A mulher está isolada para evitar a disseminação da doença. Os exames passarão por uma reavaliação na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que deve definir o diagnóstico. O resultado definitivo está previsto para sair até o próximo fim de semana.

A Prefeitura de São Gonçalo explicou que não há risco de surto da doença na cidade.

A paciente deu entrada no Pronto Socorro Central no dia 22 de dezembro, com quadro de insuficiência cardíaca. Ela foi encaminhada para internação no hospital. Neste momento fizeram o procedimento padrão de coleta de amostras oral, nasal, anal e da pele, já que ela estava com uma ferida na perna. O sangue também foi coletado.

A mulher está sendo tratada com antibióticos. Uma equipe do controle de zoonoses da Vigilância Ambiental foi até a residência dela realizar a inspeção de pragas e roedores para evitar o surgimento de animais infectados, mas não encontrou vestígios de roedores no local.

A peste bubônica, conhecida popularmente como peste negra, é transmitida por meio de uma bactéria presente em roedores. A contaminação é feita por pulgas que picam o animal infectado e depois as pessoas.

Leia também1 PM confirma morte de policial após queda de helicóptero
2 Esposa de Daniel Mastral fala sobre suicídio do filho
3 Helicóptero da Polícia Militar cai na Baía de Guanabara, RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.