Leia também:
X Ex-PGR pede ao STF que arquive ação sobre matar Gilmar Mendes

Avenida Paulista terá coral e desfile para celebrar 130 anos

As comemorações terão início neste sábado

Pleno.News - 03/12/2021 16h44 | atualizado em 03/12/2021 17h33

Avenida Paulista, em São Paulo Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

As comemorações dos 130 anos da Avenida Paulista começam neste sábado (4) e estendem-se até o fim de semana seguinte. A via mais famosa da capital de São Paulo foi inaugurada em 8 de dezembro de 1891 e, desde então, tornou-se um cartão-postal da capital paulista. Uma série de atividades está sendo preparada para festejar a data.

A Associação Paulista Viva (APV) está organizando junto à iniciativa privada a programação de aniversário, que terá apresentação de coral, desfile de carros antigos, exposição fotográfica da via e até uma ação de revitalização urbana, entre outras coisas. A Secretaria Municipal de Cultura também terá uma agenda de festejos.

Na tarde deste sábado, haverá um desfile de carros e de ônibus antigos, que ajudarão a contar um pouco da história da avenida, a primeira da cidade a receber asfalto. O evento está cercado de grandes expectativas porque esse tipo de apresentação de veículos de décadas atrás costuma ocorrer em cidades do interior e em momentos específicos. Eles estarão juntos na famosa avenida, em um trajeto de ida e volta por toda sua extensão.

No domingo (5), haverá passeio de bicicleta e caminhada, além de uma parceria com a Secretaria de Saúde para verificar a pressão das pessoas, fazer teste de HIV e tirar dúvidas sobre a vacinação. O ponto alto será um abraço simbólico na avenida, marcado para meio-dia.

– No horário que toca a sirene da Fundação Cásper Líbero, as pessoas que estiverem na Paulista serão convocadas para fazerem uma grande corrente de mãos, em uma iniciativa [que] tem potencial de entrar no Guinness Book como sendo o maior abraço da história em uma via pública – disse Lívio Giosa, presidente da APV.

Já no outro fim de semana, parte da programação se repete, mas haverá uma inclusão especial: o tour arquitetônico.

– Este passeio será feito em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil para apresentar a história, o projeto e principais atributos dos edifícios-ícones da Av. Paulista, como o Instituto Moreira Salles, o Conjunto Nacional, o Fiesp, o Masp, o Sesc, o Edifício São Luis, a Casa das Rosas, a Japan House, o Edifício Nações Unidas, e o novo empreendimento Cidade Matarazzo – explicou a APV.

Já no próximo dia 11, haverá a abertura da exposição fotográfica na Casa de Cultura Odisseia, com o projeto RESPIRA SP, que terá como tema a Avenida Paulista. Cerca de 40 fotógrafos, amadores e profissionais, foram convidados para registrar pontos da famosa avenida. A mostra ficará aberta ao público até 10 de janeiro.

No dia 12, um dos destaques será uma agenda especial da Secretaria Municipal de Cultura, com diversas atrações. Segundo o órgão, a programação ainda não está fechada e será divulgada em breve.

*AE

Leia também1 Pesquisa: 73,5% das famílias paulistanas estão com dívidas
2 Mercury se posiciona 'contra' o Carnaval 2022: "Cenário incerto"
3 Após repercussão, Sesc cancela curso sobre "infância LGBTQIA+"
4 Brasil tem 5 casos confirmados da Ômicron e 8 suspeitos
5 Prefeitura de São Paulo cancela Réveillon e mantém máscara

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.