Leia também:
X OMS: ‘Busca por origem da Covid está envenenada pela política’

Aval da Anvisa permite que todo o país aplique doses da Pfizer

Municípios não tinham condições de cumprir exigência anterior

Pierre Borges - 28/05/2021 18h08 | atualizado em 28/05/2021 18h12

Vidros de vacina contra a Covid-19 da Pfizer
Governo Federal ajudará na entrega do imunizante Foto: Divulgação/Pfizer

A coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI), Francieli Fontana, afirmou nesta sexta-feira (28) que as doses da vacina da Pfizer poderão ser distribuídas a todos os 5.570 municípios brasileiros. A declaração foi dada após a divulgação de novas determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O órgão regulador brasileiro anunciou que as vacinas poderão ficar armazenadas em geladeiras comuns por até 31 dias, como publicou o Pleno.News em matéria anterior (clique aqui para ler mais). A princípio, só receberiam o imunizante as capitais de cada uma das 27 zonas federativas, pois os outros municípios não tinham, segundo o Ministério da Saúde, capacidade para armazenar as doses pelo tempo exigido pela Anvisa.

– O país ganha muito em ampliação dessa vacinação. A gente passa de cinco para 31 dias. Vamos conseguir capilarizar para os 5.570 municípios do Brasil. Claro que vai precisar ter capacitação – explicou a coordenadora em uma entrevista coletiva.

A coordenadora também disse que a entrega da vacina será trabalhosa em municípios de difícil acesso, mas que o governo federal irá auxiliar neste processo.

– Algumas regiões do país precisarão do nosso apoio nesse encaminhamento. Mas o Ministério da Saúde vem fazendo um esforço para poder disponibilizar essa vacina para os 5.570 municípios – explicou.

Na última quarta-feira (26), chegou ao Brasil o quinto lote de vacinas da farmacêutica, com 629 mil doses do imunizante, após assinatura de um contrato por mais 100 milhões de doses.

Leia também1 OMS: 'Busca por origem da Covid está envenenada pela política'
2 Ministério autoriza vacinação de pessoas acima de 18 anos
3 Barroso é o relator da ação de Bolsonaro contra lockdowns
4 Governadores acionarão o STF contra convocações pela CPI
5 Doria interrompe discurso de Zambelli para xingar Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.