Leia também:
X Bolsonaro confirma indicação de Forster para embaixador

Arthur do Val é advertido por criticar deputados da Alesp

Youtuber chamou parlamentares de "vagabundos"

Pedro Ramos - 24/10/2019 11h26

Deputado estadual Arthur do Val Foto: Reprodução

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo decidiu aplicar uma advertência verbal ao deputado estadual Arthur Mamãe Falei (DEM-SP) por ter se referido aos colegas como “vagabundos” durante sessão plenária em junho deste ano.

Nesta quarta-feira (23), por cinco votos a dois, os membros do conselho decidiram aplicar a advertência, que é a punição mais branda prevista no regimento, com o objetivo de “prevenir a prática de falta mais grave”. Será marcada uma data para que Arthur compareça a uma reunião do Conselho de Ética para ouvir a punição.

“Eu realmente me excedi, mas não acho que isso seja digno de punição”, disse Arthur à Folha de S.Paulo. Para ele, há um “moralismo babaca” por parte dos deputados.

A denúncia contra Arthur foi apresentada ao conselho pelo líder do PT na Casa, Teonílio Barba. Votaram pelo arquivamento o relator do caso, deputado Delegado Olim (Progressistas-SP), e o deputado Major Mecca (PSL-SP).

Em junho, quando os deputados discutiam um projeto de autoria do governador João Doria (PSDB) que beneficia agentes fiscais de renda, Arthur afirmou que colocaria a “cara de todos os vagabundos que votaram a favor na internet”. O deputado é youtuber e já havia feito um vídeo expondo deputados que receberam doações de campanha de agentes fiscais de rendas. A fala de Arthur gerou protestos imediatos no plenário. A sessão chegou a ser suspensa diante da confusão entre os deputados.

– Você é cara de pau e mal caráter. Não ofenda os deputados. Quem você pensa que é? Você não tem o direito de chamar os deputados de vagabundos. Se tem vagabundo aqui é você – declarou o deputado Campos Machado (PTB-SP), veterano na Assembleia.

Campos Machado, que integra o Conselho de Ética, queria aplicar punição maior a Arthur, mas houve acordo pela advertência verbal.

No plenário, outros deputados experientes e também deputados de esquerda condenaram a fala de Arthur, que exerce seu primeiro mandato e faz parte do MBL (Movimento Brasil Livre).

Na tentativa de botar panos quentes, o presidente da Casa, Cauê Macris (PSDB-SP), convidou Arthur a se retratar. “Não achei que soou bem essa posição, então eu gostaria de ouvir o deputado Arthur”, pediu o presidente, ressaltando que respeita a liberdade de expressão, mas que considerou a fala “um equívoco”.

A tentativa foi frustrada e o youtuber colocou mais lenha na fogueira: “Eu falei que vou colocar a cara dos vagabundos na internet, se a carapuça serve, não posso fazer nada”. Depois do intervalo na sessão, porém, Arthur resolveu pedir desculpas.

– O pessoal ficou nervoso comigo. […] Quero pedir desculpas aos deputados que se sentiram ofendidos. […] Eu tenho esse jeito literal de me expressar. […] Talvez eu não tenha sabido me expressar – declarou Arthur do Val.

Segundo Arthur, ele avaliou que não valia a pena arriscar perder o mandato por conta do episódio e decidiu se retratar. No seu entendimento, contudo, um deputado não deveria ser punido por uma fala como a sua.

– O deputado tem o direito de falar. Se estamos num Parlamento, isso engloba toda amplitude de ser um ser humano, um dia está mais calmo, outro dia está mais nervoso – disse parlamentar.

*Folhapress

Leia também1 Bolsonaro celebra aprovação de acordo sobre Alcântara
2 "Fomos eleitos com a ajuda do presidente", diz Eduardo
3 Flávio Bolsonaro nega ter aceito indicações de Queiroz

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.