Leia também:
X Covid-19: Doria aperta restrições da quarentena em São Paulo

Argentina detecta nova nuvem de gafanhotos perto do Brasil

Técnicos destacam, porém, que espécie que está no país vizinho não costuma viajar grandes distâncias

Paulo Moura - 30/11/2020 14h08 | atualizado em 30/11/2020 14h11

Gafanhoto da espécie tucura que, segundo os técnicos, não costuma se locomover por grandes distâncias Foto: Senasa/Hector Medina

O governo da Argentina detectou a presença de uma nova nuvem de gafanhotos próxima do Brasil. Segundo relatório do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), divulgado na última sexta-feira (27), o grupo de insetos está entre as cidades argentinas de Campo Viera e Itacaruaré, na província de Misiones, que faz divisa com as cidades gaúchas de Rincão Vermelho e Porto Xavier.

Apesar da proximidade, técnicos do país vizinho dizem que esse gafanhoto não é do mesmo tipo do que chegou a ser aproximar do Brasil em agosto. Essa espécie, conhecida como tucura, não costuma se locomover a grandes distâncias, o que pode evitar a entrada dela em território brasileiro.

Até o momento, os insetos foram observados em três fazendas no município de Campo Viera e em uma em Itacaruaré, mas sem grandes prejuízos. Os únicos registros feitos pelas autoridades são de ataques a algumas lavouras de erva-mate. Profissionais dos dois países estão monitorando o deslocamento dos insetos e pedem para que os agricultores avisem às autoridades sobre qualquer novidade.

Desde o início deste ano, o governo do país vizinho monitora as nuvens de gafanhotos. Até o mês de agosto, eram 9 grupos de insetos que viajam pelo país, especialmente no norte da Argentina. No mesmo mês, técnicos argentinos conseguiram eliminar a nuvem que trazia mais riscos ao Brasil, também na divisa com o Rio Grande do Sul.

Leia também1 Ministra do Agro: 'Lutamos para não faltar comida'
2 Argentina decreta alerta para onda de gafanhotos gigantes
3 Nuvem de gafanhotos mais perto do Brasil está controlada
4 Argentina se depara com quarta nuvem de gafanhotos
5 Nuvem de gafanhotos na Argentina está quase extinta

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.