Leia também:
X Mourão: “É chato deixar o vice fora de reuniões com ministros”

Covid: Araraquara, no interior paulista, entra em lockdown

Restrição vale até o próximo domingo

Pleno.News - 20/06/2021 19h17 | atualizado em 20/06/2021 19h34

Araraquara, no interior paulista, entra em lockdown Foto: Divulgação/Prefeitura de Araraquara

A cidade de Araraquara, no interior paulista, entrou em lockdown ao meio dia desse domingo (20). É a segunda vez neste ano que a cidade adota medidas de restrição de circulação. As informações são da Agência Brasil.

A decisão foi anunciada na última quinta-feira (17), depois de a cidade registrar pelo terceiro dia seguido mais de 20% de testes positivos nas amostras colhidas de pessoas com sintomas e assintomáticas.

Um decreto da prefeitura estabelece que o limite de 20% não pode ser ultrapassado por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados no intervalo de uma semana. Quando isso acontece a cidade volta a entrar em regime de Lockdown.

Mas um novo decreto publicado no sábado flexibilizou um pouco as medidas de isolamento. Desta vez, postos de combustível vão poder abrir normalmente e supermercados, mercados e lojas de conveniência vão atender apenas por delivery até a próxima terça-feira (22) e podem retomar o atendimento presencial a partir de quarta -feira.

O lockdown vai permanecer em vigor até a meia noite do próximo domingo (27).

Diferente da maioria das cidades, Araraquara adota como critério o número de casos novos de coronavírus e não o índice de ocupação de leitos de terapia intensiva. A medida passou a ser adotada depois de um lockdown de 10 dias em fevereiro após os hospitais da cidade entrarem em colapso.

Segundo o último boletim divulgado pela secretaria de saúde do município, nesse sábado , uma mulher de 56 anos morreu na cidade em função da Covid-19. E outros 157 casos positivos de Coronavírus foram confirmados, o equivalente a 19,5% das amostras analisadas. A cidade tem 88% dos leitos de UTI ocupados. Dos 100 pacientes em estado grave, 50 vem de municípios vizinhos.

Leia também1 Prefeito petista decreta novo lockdown após alta de casos
2 "É Bolsonaro e Lula", diz Fábio Faria sobre disputa de 2022
3 Doria rebate Bolsonaro e diz querer terminar a 'vacinata'
4 "Forças Armadas poderão ir às ruas para garantir a liberdade"
5 Governadores inflaram mortes de Covid por mais dinheiro, diz Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.