Apresentação com teor sexual em feira literária causa polêmica
Performance ocorreu durante apresentação do movimento de drag queens intitulado Themônias
Paulo Moura - 26/08/2024 16h02 | atualizado em 27/08/2024 09h09

Uma apresentação de um movimento de drag queens intitulado Themônias, ocorrida no último dia 19 de agosto na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém, no Pará, gerou polêmica nas redes sociais nos últimos dias. A razão foi o cunho sexual presente tanto na dança executada quanto na letra da música que era tocada no momento da performance.
Vídeos da apresentação, intitulada Além do Arco-Íris: Themoniarau, mostram a drag queen Brigitte Liberté fazendo diversos gestuais de cunho erótico ao som da música Espia, Escuta, da banda Mulamba. A canção em questão traz em sua letra frases obscenas como “é a mulherada ficando embuce****” e “me representam as buc****, nada contra os bila**, mas hoje o beijo vai pro c*”.
Belém…”Hangar” Feira do Livro…. Conteúdo Impressendivel…para vida toda! pic.twitter.com/Yz4SFGRgb6
— Portal do Barulho! (@MiguelArraes3) August 22, 2024
Nas redes, o teor da apresentação gerou muitas críticas. Em postagens sobre o caso, diversas pessoas questionaram a inadequação da programação com a faixa etária do público do evento, visto que havia uma forte presença de crianças na feira em razão de inúmeras agendas serem voltadas ao público infantil.
Após a repercussão negativa, tanto a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), que organizou a feira, quanto a titular da pasta, Ursula Vidal, se pronunciaram sobre o ocorrido. A Secult disse lamentar o fato e chamou a apresentação de “conteúdo inadequado para o evento”.
– A iniciativa de garantir a diversidade, o acolhimento e as múltiplas expressões culturais de forma democrática e inclusiva não deve comprometer o respeito aos visitantes – escreveu a Secult.
Ursula, por sua vez, pediu desculpas e disse que o compromisso da pasta “com a diversidade, a democracia, a inclusão e a pluralidade de expressões culturais jamais será um salvo-conduto para submeter o público” da feira “a um conteúdo inadequado”. A secretária disse ainda que a pessoa responsável pelo ocorrido foi afastada.
– Temos compromisso com os direitos, a equidade, a diversidade, mas também com o respeito a todas e todos na execução das políticas públicas de cultura – completou Vidal.
Leia também1 Ex de Nahim sobre cantor: "Passei um inferno em casa após drogas"
2 Janones entra na disputa em SP e empreende ataques a Marçal
3 "Vaza Toga": Sob críticas, Moraes rebaixa status de investigação
4 Cuidadora de Zagallo pede R$ 190 mil à família na Justiça; entenda
5 Mulher de Zé Neto fala sobre luta do cantor contra a depressão



















