Após manchas de óleo, Parque Nacional de Abrolhos reabre

Local estava fechado desde o dia 1º de novembro

Pleno.News - 08/11/2019 09h26

Arquipélago de Abrolhos Foto: GOVBA/Manu Dias

O Parque Nacional de Abrolhos, um dos principais berços de biodiversidade marinha do Atlântico Sul, foi reaberto para visitação na manhã desta sexta-feira (8). Abrolhos foi fechado no dia 1º quando as autoridades confirmaram a presença de fragmentos de óleo na praia norte da Ilha de Santa Bárbara, uma das cinco que formam o arquipélago.

Até o momento, ao menos 353 pontos da costa nordestina foram atingidos por manchas de óleo em 110 cidades dos nove estados da região. Abrolhos fica na Bahia.

– São pequenas pelotas de óleo do tamanho de uma moeda. A quantidade é muito pequena, não vejo um quilo – disse na ocasião o vice-almirante Silva Lima, comandante do 2º Distrito Naval.

A previsão do ICMbio (órgão do governo federal que administra os parques do país) era reabrir o parque à visitação só na próxima quinta-feira (14). Segundo a direção do parque, o fechamento do espaço foi suspenso após uma inspeção verificar que Abrolhos recebeu pouca quantidade de óleo que, aparentemente, não causou danos diretos e significativos à fauna e à flora.

Ao longo da última semana, navios, fragatas e corvetas da Marinha, além de uma grande embarcação da Petrobras, atuaram no monitoramento e na contenção da chegada do óleo na região.

Criado pelo Governo Federal em 1983, o Parque Nacional de Abrolhos é a primeira unidade de conservação marinha do país e abriga ilhas do Arquipélago de Abrolhos. A área concentra alguns principais bancos de corais do litoral brasileiro, incluindo espécies ameaçadas de extinção com os corais-de-fogo. Também registra cerca de 1.300 espécies de plantas e animais, incluindo as baleias-jubarte, que buscam as águas calmas do santuário para o acasalamento.

*Folhapress

LEIA TAMBÉM+ Salles nega demora para agir contra vazamentos de óleo
+ Brasil pede à Grécia dados de 5 navios suspeitos de vazar óleo
+ Ibama: Culpados por óleo têm dívida bilionária com o Brasil


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo