Após cinco dias, coleta de lixo é retomada em Porto Alegre
Serviço estava suspenso desde quarta devido a impasses entre Prefeitura e cooperativa
Camille Dornelles - 09/10/2017 11h10 | atualizado em 09/10/2017 12h31

Após cinco dias de paralisação da coleta de lixo, o serviço nesta segunda-feira (9) na cidade de Porto Alegre (RS) foi retomado.
A cooperativa Cootravipa havia paralisado as atividades na quarta-feira (4) devido a impasses com a Prefeitura. De acordo com a empresa, os funcionários não recebem desde agosto. A dívida com a cooperativa ultrapassou R$ 1,63 milhão nos últimos dois meses, além de R$ 4,7 milhões referentes a 2016.
A Cootravipa não recebeu nenhum pagamento, mas decidiu voltar às atividades pela promessa de pagamento na segunda quinzena do mês e notificações da Prefeitura sobre irregularidades da paralisação.
A Prefeitura de Porto Alegre afirma que a paralisação não cumpriu com o especificado na lei, que só prevê suspensão das atividades após 90 dias de atraso dos pagamentos, e isso poderia configurar descumprimento de contrato.
Com receio de quebra de contrato, a coleta de lixo voltou a acontecer, pois “a empresa conseguiu negociar um prazo maior com os fornecedores de diesel”, alega a presidente da cooperativa, Imanjara de Paula.
LEIA TAMBÉM
+Funcionários do Detran fazem paralisação em Pernambuco
+ DF tem segunda de tempo seco e com racionamento de água
+ Camarote desaba e 26 ficam feridos durante show de Ivete