Leia também:
X Gleisi defende que petistas sejam candidatos em 2026

Apenas 38% das instalações da COP30 estão concluídas

Evento internacional acontecerá entre 10 e 21 de novembro em Belém

Pleno.News - 22/08/2025 15h34 | atualizado em 22/08/2025 17h19

COP30 será realizada em Belém (PA) Fotos: Rafael Medelima

Faltando 80 dias para a COP30, que acontecerá entre 10 e 21 de novembro em Belém (PA), apenas 38% das instalações previstas estão concluídas. O diretor de Infraestrutura da Secretaria Extraordinária para a COP30 da Casa Civil, Olmo Xavier, afirmou nesta sexta-feira (22) que os trabalhos seguem dentro do cronograma.

Segundo ele, como a maior parte das estruturas é temporária, o governo prevê que tudo esteja finalizado até 1º de novembro, poucos dias antes do início da conferência. O evento será realizado no Parque da Cidade, em uma área de 230 mil hectares no centro da capital paraense.

O diretor explicou que a chamada blue zone, espaço restrito de negociações diplomáticas, deve estar pronta no início de novembro. Ele também destacou que algumas áreas, como credenciamento e pré-sessões, começarão a funcionar antes da abertura oficial.

Atualmente, cerca de 60 mil metros quadrados de tendas já foram montadas de um total de 160 mil metros quadrados previstos, incluindo a green zone, onde ocorrerão debates com participação da sociedade civil e instituições. Todas as áreas internas terão climatização e sinalização em inglês.

Sobre a capacidade de Belém em receber as delegações, Xavier disse que é comum o aumento de demanda em conferências desse porte e garantiu que a cidade está preparada.

– O governo brasileiro já organizou grandes eventos, como a Rio 92, a Olimpíada, a Copa do Mundo e o Panamericano – afirmou. Com informações Estadão.

Leia também1 Cartão Elo tem regra que também barra Moraes por sanção dos EUA
2 Ação coordenada pela Interpol prende 1.209 cibercriminosos
3 Correio da França suspende envio de pacotes para os EUA
4 PF confirma falha em obtenção de provas contra Bolsonaro
5 Gilmar vota pela liberdade de Robinho, condenado por estupro coletivo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.