Leia também:
X Justiça processa Uber, Rappi e 99 por fraudes trabalhistas

Ao STF, Senado diz que Weber interferiu em tema do Congresso

Casa pediu aos ministros do Supremo que derrubem a decisão da ministra a respeito das emendas de relator

Henrique Gimenes - 08/11/2021 17h51 | atualizado em 08/11/2021 20h07

Ministra Rosa Weber, do STF Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Nesta segunda-feira (8), o Senado Federal enviou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que defende as “emendas de relator”. No texto, a Casa afirmou que a decisão da ministra Rosa Weber de suspender essas medidas foi uma interferência em uma tema de competência do Congresso e pediu que os outros integrantes da Corte derrubem a determinação.

As “emendas de relator” são uma forma de os políticos aplicarem recursos públicos em ações específicas, como obras. No entanto, esse tipo de emenda traz dois pontos específicos: não é possível saber qual parlamentar fez a indicação da emenda e os recursos só são detalhados no momento em que são empenhados.

No documento enviado ao STF, a advocacia do Senado apontou que a “decisão que se pede para ser reconsiderada, ou não referendada, acarreta a drástica paralisação geral das execuções das emendas orçamentárias de relator aprovadas pelo Congresso Nacional. A via adequada para discutir essa questão, e para aperfeiçoar os marcos regulatórios, encontra-se nas Casas do Congresso Nacional”.

A Casa explicou que “não cabe ao Poder Judiciário alterar as escolhas legitimamente feitas pelo legislador, como as decorrentes da deliberação do Congresso Nacional, que estabeleceu a previsão legal e regimental de o relator-geral apresentar emendas para alocar verbas do orçamento, pois decorre de decisão típica e soberana de um poder da República. Sabe-se que o Poder Judiciário não pode tutelar as escolhas de outros poderes”.

A ministra Rosa Weber decidiu suspender as “emendas de relator” na sexta-feira (5). Na ocasião, ela disse causar perplexidade que parcela significativa do Orçamento esteja sendo ofertada a grupo de parlamentares, “mediante distribuição arbitrária entabulada entre coalizações políticas, para que tais congressistas utilizem recursos públicos conforme seus interesses pessoais”.

Leia também1 Bolsonaro critica Weber por suspender emendas de relator
2 PEC dos Precatórios: Bolsonaro fala em 'problemas no Senado'
3 Arthur Lira critica ‘interferência indevida’ do STF no Congresso
4 Rodrigo Maia pede suspensão imediata da PEC dos Precatórios
5 STF pede que Câmara explique votação da PEC dos Precatórios

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.