Leia também:
X Bolsonaro: Eleição de Lula seria ‘recondução de criminoso’ ao crime

Anvisa recomenda cancelar atual temporada de cruzeiros

A agência diz que a recomendação leva em conta o cenário epidemiológico atual

Paulo Moura - 13/01/2022 07h52 | atualizado em 13/01/2022 10h05

Cruzeiro ancorada na cidade do Recife (imagem de arquivo) Foto: EFE/Carlos Ezequiel Vannoni

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, nesta quarta-feira (12), uma recomendação ao Ministério da Saúde e à Casa Civil da Presidência da República na qual pede a suspensão definitiva da temporada de cruzeiros no Brasil. Atualmente, três navios continuam parados no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, após a confirmação de casos de Covid-19 a bordo.

De acordo com a agência, o documento encaminhado ao Ministério da Saúde e à Casa Civil contém a apresentação do cenário epidemiológico de Covid-19 nas embarcações de cruzeiro que operam a temporada 2021-2022, incluindo as intercorrências, por embarcação, desde o início de suas operações em território nacional.

A Anvisa ainda aponta que os protocolos que a instituição definiu para a operação dos navios de cruzeiro no Brasil trouxeram dispositivos que lhe permitiram acompanhar o cenário epidemiológico nas embarcações durante quase dois meses e foram fundamentais para identificar rapidamente a alteração no número de casos de Covid a bordo, na penúltima semana epidemiológica de 2021.

Foi diante disso que, no final de 2021, devido ao aumento exponencial de casos da doença, especialmente entre tripulantes, a Anvisa recomendou a suspensão temporária dos cruzeiros, preventivamente, até que houvesse mais dados disponíveis para a avaliação do cenário epidemiológico. Desde a recomendação, a agência diz que vem avaliando a evolução do cenário epidemiológico.

Com base nas informações apuradas é que a agência diz entender que o cenário atual é desfavorável à continuidade das operações dos navios de cruzeiro e, fundamentada no princípio da precaução, a instituição aponta que a suspensão definitiva da temporada de cruzeiros seria a ação necessária à proteção da saúde da população.

Leia também1 Bolsonaro: Eleição de Lula seria 'recondução de criminoso' ao crime
2 Hang reage à conta suspensa no Twitter: 'Momentos estranhos'
3 Senadores suspeitam de apagão de dados e querem ouvir governo
4 Vetar reajuste de policiais seria pior, diz líder da 'bancada da bala'
5 Agência de notícias denuncia pressão para sair de Cuba

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.