Leia também:
X Jair Bolsonaro é internado com suspeita de obstrução intestinal

Anvisa contraindica embarques em cruzeiros após casos de Covid

Agência também impediu, neste domingo, o embarque de 3 mil passageiros no navio MSC Splendida

Pleno.News - 03/01/2022 08h10 | atualizado em 03/01/2022 09h33

Navio com cerca de 20 casos de Covid chega ao Rio Foto: Estadão Conteúdo/Wilton Junior

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota, na noite deste domingo (2), em que “contraindica o embarque de passageiros que possuem viagens programadas em navios de cruzeiro para os próximos dias”. A nota foi divulgada após a agência pedir ao Ministério da Saúde a interrupção da atual temporada de cruzeiros.

Já são 174 casos confirmados de Covid desde a semana passada em navios. A Anvisa também impediu, neste domingo, o embarque de 3 mil passageiros no navio MSC Splendida. De acordo com a Anvisa, o impedimento ocorre “devido ao reconhecimento, pelas autoridades locais de saúde e pela Anvisa, da existência de transmissão sustentada de Covid entre tripulantes”.

Na mesma nota, a agência reafirmou a necessidade de suspender a temporada de cruzeiros. A medida deve ser tomada pelo Ministério da Saúde, que afirmou até o momento que avalia medidas cabíveis: “Em razão do grave risco à saúde da população, a Anvisa já recomendou ao Ministério da Saúde, desde o dia 31/12, que revisitasse a posição sobre a temporada de navios de cruzeiros”.

A MSC Cruzeiros, responsável pela operação do navio MSC Splendida, também divulgou, nota na noite deste domingo, em que confirma não ter recebido autorização para realizar o embarque de hóspedes no porto de Santos, onde o navio estava atracado. A companhia não divulgou o número de passageiros que embarcariam neste domingo.

O MSC Splendida é um dos navios que registraram casos positivos de Covid desde a semana passada – os outros dois são o Costa Diadema e o MSC Preziosa, de responsabilidade da mesma empresa. O Preziosa chegou ao Rio de Janeiro com 28 casos confirmados de Covid – sendo dois tripulantes e 26 passageiros.

A MSC Cruzeiros, ainda em nota, afirma que os passageiros que embarcariam neste domingo têm algumas opções a partir de agora: solicitar uma carta de crédito no valor original do cruzeiro, a ser resgatada em qualquer outro cruzeiro até 31 de dezembro deste ano, ou pedir o reembolso dos pacotes.

*AE

Leia também1 Jair Bolsonaro é internado com suspeita de obstrução intestinal
2 Covid: Israel libera 4ª dose de vacina a maiores de 60 anos
3 'Homem-Aranha' atinge 12ª maior bilheteria da história do cinema
4 Zé de Abreu 'convida' Mario Frias para entrevista, que rebate "com classe"
5 Governador do RJ testa positivo para Covid-19 pela segunda vez

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.