Analista da GloboNews: “Tática da polícia preservou moradores”
Octavio Guedes afirmou que estratégia de empurrar bandidos para a mata foi "bem-sucedida"
Thamirys Andrade - 29/10/2025 17h04 | atualizado em 29/10/2025 17h25

Comentarista político da GloboNews, Octavio Guedes avaliou como “bem-sucedida” e “inteligente” a tática dos policiais de empurrarem os criminosos para a região de mata a fim de preservar moradores durante a megaoperação realizada no Rio de Janeiro nesta terça-feira (28). O comentário foi feito durante edição do programa Estúdio i, na tarde desta quarta (29).
– É uma tática inteligente. Porque em uma operação dessas, os confrontos geralmente se dão aí, nessas ruas, nessas vielas, e a vítima nesses confrontos é o morador. Então, se você faz um esquema de empurrar os bandidos para a mata e lá eles são surpreendidos por uma barreira, essa é uma tática muito bem-sucedida – ponderou.

















– Na mata não circulam moradores, é muito difícil. Na mata não tem comércio, ninguém usa a mata para fazer piquenique, não é uma área de lazer. Então, a possibilidade de um confronto ter se dado entre bandidos e policiais é muito grande. Essa tática é inédita, posso dizer. O que a polícia faz é fazer uma guerra no bairro, não na rota de fuga dos bandidos, então essa é uma estratégia inteligente porque você pega o bandido e preserva o morador – adicionou.
Assista ao comentário completo a seguir:
.@octavio_guedes diz que tática da polícia do Rio de empurrar os bandidos para a mata foi bem-sucedida. “Na mata, não circulam moradores, não é uma área de lazer. A possibilidade de um confronto ter se dado entre bandidos e policiais é muito grande. (…) É uma estratégia… pic.twitter.com/coJmWnjMYz
— GloboNews (@GloboNews) October 29, 2025
O governo do Rio de Janeiro confirmou 121 mortos, sendo 117 criminosos e quatro policiais, durante uma megaoperação realizada nesta terça-feira (28) contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo o governo estadual, esta já é a operação mais letal da história do estado.
Moradores da região do Complexo da Penha disseram ter encontrado 74 mortos na madrugada e manhã desta quarta, mas o Secretário da Polícia Civil, delegado Felipe Curi, falou em “63 corpos achados na mata”.
Os cadáveres teriam sido encontrados em uma área de mata conhecida como Vacaria, na Serra da Misericórdia, e levados até a Praça São Lucas, na Estrada José Rucas, no Complexo da Penha.
Leia também1 Miriam Leitão chama operação no Rio de tragédia e fala em erros
2 Zucco cobra demissão de diretor da PF após operação no Rio
3 Senado instala a CPI do Crime Organizado, após megaoperação
4 Oruam: "Favelas são campos de concentração da polícia"
5 Vários corpos achados na mata estavam com roupa camuflada



















